dia-mundial-saude--3-cv
Academia, 07.04.2010
Dia Mundial da Saúde com Rastreios e Actividades de Fitness
UMinho
Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) em colaboração com as Parafarmácias Pharma.UM, assinalaram o dia Mundial da Saúde com a realização de rastreios médicos à glicemia, índice de massa corporal, pressão arterial e peso.

A iniciativa decorreu dia 7 de Abril durante todo o dia. O objectivo foi sensibilizar a comunidade académica para uma vida com saúde. Para além desta iniciativa foi ainda realizada uma Mega Aula de Actividades de Fitness.

Como a saúde é um bem que se deve preservar, foram muitos alunos, docentes e funcionários a deslocarem-se à Parafarmácia, junto ao Pavilhão Desportivo de Gualtar, para verificar o seu estado de saúde nas áreas em questão.

A farmacêutica Joana Faria era uma das técnicas ao serviço e fez um balanço positivo da iniciativa:"As pessoas estão cada vez mais consciencializadas para a importância de estarem atentas à sua saúde. Esta é uma óptima iniciativa e só tenho pena que se realize apenas em dias específicos como hoje". Curioso foi o facto de em termos de afluência ter sido "maior por parte dos funcionários do que dos alunos", sustenta a farmacêutica que referiu ainda que durante o rastreio o exame que mais "medo" causava era "o teste à diabetes". Na Parafarmácia de Azurém foram efectuados 28 rastreios, enquanto que em Gualtar o total foi mais elevado: 42.

Fabricia Colen foi uma das utentes que aderiu à iniciativa e aproveitou para alertar a comunidade para a necessidade "de se tratar bem da saúde e promover o bem-estar geral". Confrontada com uma possível falta de informação dos estudantes para esta efeméride a aluna do 5º ano de Psicologia sublinha que "só não tem conhecimento desta iniciativa quem não quer já que há muitos folhetos espalhados no campus, os professores no ginásio informaram os alunos e ainda todos receberam um email no endereço da Universidade".

O Dia Mundial da Saúde teve como tema "1000 cidades, 1000 vidas". A Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável pela comemoração a nível mundial, lembra que "dentro de 30 anos praticamente toda a população estará situada em áreas urbanas, aumentando assim os desafios de saúde relacionados com acesso a água, possível aumento de doenças infecto-contagiosas e crónicas, problemas de segurança e redistribuição de riqueza".


Para a OMS, "saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença."



Ainda dentro da celebração do Dia Mundial da Saúde, decorreram nos Complexo Desportivos da UMinho em Azurém e Gualtar duas megas-aulas de actividades de fitness. Estas foram mais uma vez um sucesso e contaram com forte adesão, como podemos constatar pelos números: 67 participantes em Azurém e 105 em Gualtar.

Texto: José Carlos Bragança
Fotografia: Nuno Gonçalves

(Pub. Abr/2010)

Arquivo de 2010