Desenvolvimento de uma empresa global
Analisa-se o desenvolvimento de uma empresa global de media digital centrado na geração de ideias, gestão, comunicação, gestão de conteúdos, desenho de interfaces e criação de infraestruturas tecnológicas. Essa análise conduz à identificação das competências exigidas aos colaboradores de uma empresa deste tipo nomeadamente no que se refere ao domínio de línguas. O caso da YDreams é utilizado para fins ilustrativos.
António Câmara
António Câmara é Chief Executive Officer da YDreams e Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Engenharia Civil pelo IST (1977) e obteve o MSc (1979) e PhD (1982) em Engenharia de Sistemas Ambientais por Virginia Tech. Em 1983, António Câmara foi Post-Doctoral Associate no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Professor Visitante em Cornell University (1988-89) e no MIT (1998-99).
António Câmara desenvolveu trabalho pioneiro de investigação em informação geográfica. Publicou cento e cinquenta artigos referendados internacionalmente e os livros "Spatial Multimedia and Virtual Reality" pela Taylor & Francis (1999) e "Environmental Systems" pela Oxford University Press (2002). Publicou em 2009 "Voando com os Pés na Terra" (Bertrand) e o "Futuro Inventa-se" (Objectiva).
Em Junho de 2000, fundou a YDreams. A empresa desenvolveu 600 projectos de interactividade em 25 países e distribuiu jogos móveis em mais de cinquenta países. Entre os seus clientes incluem-se a Adidas, Nike, Coca-Cola, Unilever, Banco Santander, Vodafone, China Mobile e NOKIA.
António Câmara recebeu vários prémios nacionais e internacionais de que se destaca o Prémio Pessoa em 2006.
(Pub. Abr/2010)