default-header-news
Academia, 08.05.2010
Associação Nacional de Investigadores em Ciência e Tecnologia nasce na UMinho e prepara primeiro simpósio
A recém-criada Associação Nacional de Investigadores em Ciência e Tecnologia (ANICT) realiza o seu primeiro simpósio anual a 8 de Maio, pelas 9h30, no edifício da reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Entre os oradores vão estar o Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, o Presidente da Comissão Parlamentar em Educação e Ciência, Luís Fagundes Duarte, e o Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), João Sentieiro, entre outros. A sessão pretende ser um fórum onde cientistas, políticos, empresários e o público em geral possam debater o desenvolvimento futuro da ciência em Portugal.

A ANICT quer representar todos os Investigadores de carreira em Portugal e contribuir de forma positiva e pró-activa para a obtenção de respostas aos seus problemas. A associação nasceu a 8 de Janeiro de 2010 e é presidida por Nuno Cerca, investigador auxiliar no Centro de Engenharia Biológica da UMinho. A ANICT tem como principais objectivos apoiar e representar os interesses profissionais dos Investigadores Científicos Doutorados que trabalham em Portugal; agir como parceiro no diálogo entre os Investigadores e o Estado Português, bem como outras instituições que participam na definição da política de Ciência em Portugal; promover a excelência, autonomia e liberdade na investigação académica em todas as áreas do saber; e contribuir para divulgar o conhecimento científico ao público em geral.

O ANICT Symposium 2010 vai estar dividido em quatro sessões temáticas ? Políticas de Ciência; Independência Científica, Oportunidades de Financiamento e Perspectivas de Carreira; Transferência de Conhecimento e Inovação Industrial; e Comunicação Científica e Disseminação. A entrada é livre, mas exige marcação. Eis os oradores já confirmados:

- Mariano Gago (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior)

- João Sentieiro (Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia)

- António Rendas (Reitor da UNL e Presidente do CRUP)

- Nuno Cerca (Presidente da ANICT)

- Luiz Fagundes Duarte (Presidente da Comissão Parlamentar Educação e Ciência)

- João Caraça (Fundação Calouste Gulbenkian)

- Maria Arménia Carrondo (Vice-reitor para R&D, UNL)

- Paulo Freitas (INESC e INL)

- António Câmara (CEO da Ydreams)

- José Luis Moreira (CFO da Biotecnol)

- Paulo Pereira da Silva (CEO da Renova)

- Maria João Teixeira de Queiroz (CEO da Eurotrials)

- Ana Godinho (IGC)

- Ana Simões (UL)

- Joana Barros (Associação Viver a Ciência)

- Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra)

Mais informações em: http://meeting2010.pt.vu  e www.anict.pt.vu .

Contactos

Universidade do Minho

Departamento de Engenharia Biológica

Prof. Nuno Cerca ? cerca.n@deb.uminho.pt

(Pub. Abr/2010)

Arquivo de 2010