Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) obtiveram recentemente a certificação de qualidade pela norma ISO 9001. A biblioteca geral da Universidade do Minho é uma das primeiras bibliotecas universitárias portuguesas a receber uma certificação de qualidade.
Esta certificação representa o reconhecimento, por parte da
entidade certificadora externa e independente, do esforço dos
SDUM em assegurar eficazmente a conformidade legal e regulamentar
dos serviços que presta.
"Uma "recompensa" e um reconhecimento pelo esforço que o conjunto
da equipa dos Serviços de Documentação vem desenvolvendo ao longo
dos anos no sentido de prestarem serviços de qualidade aos seus
utentes", é desta forma que Eloy Rodrigues, director dos Serviços
de Documentação da Universidade do Minho, vê a recente
certificação. O director dos SDUM acrescenta que foi desenvolvido
um esforço muito intenso no que diz respeito à melhoria de
algumas das práticas, à introdução de novas ferramentas e
metodologias de monitorização e controlo e à montagem de um
sistema integrado de gestão da qualidade. Desta forma, a
certificação de qualidade significa um prémio, um estímulo e uma
nova exigência relativamente à qualidade dos Serviços de
Documentação da Universidade do Minho.
O processo que conduziu à certificação durou alguns anos. O
primeiro passo foi a realização de um estudo sobre várias
ferramentas e metodologias de gestão da qualidade. "Em resultado
deste estudo, foi decidido combinar a utilização da norma ISO
9001 e da metodologia do Balanced Scorecard no processo de
melhoria e gestão de qualidade dos SDUM", revelou Eloy Rodrigues.
Depois de serem identificadas as alterações e oportunidades de
melhoria no desempenho organizacional, assim como averiguada a
satisfação dos utentes, a última etapa do processo, que
correspondeu ao primeiro semestre de 2009, passou pela definição
dos objectivos, indicadores e metas para o ano de 2009. Estes
objectivos foram traçados de acordo com a metodologia Balanced
Scorecard.
Após todo este trabalho, que se iniciou há quase três anos, o
director dos serviços considerou que os SDUM estavam em condições
de ser auditados para certificação do seu sistema de gestão de
qualidade.
O certificado de qualidade dos SDUM trouxe maiores exigências
para os funcionários, mas também algumas melhorias para os
alunos. Eloy Rodrigues reconhece que a certificação irá aumentar
as expectativas dos utentes, mas acrescenta a sua certeza de que
os funcionários dos SDUM estarão a altura deste desafio. O
director dos SDUM assegura que os alunos beneficiarão de "uma
ainda maior atenção e orientação para a satisfação das
necessidades dos utentes", que passarão pelo desenvolvimento de
novos serviços ou alteração das condições de funcionamento de
serviços já existentes, no sentido de responder às necessidades e
expectativas dos utentes.
Eloy Rodrigues reconhece ainda a importância da certificação de
qualidade não só para os SDUM, mas para a Universidade como um
todo. "A certificação de um importante serviço de apoio às
actividades de investigação e ensino-aprendizagem que decorrem na
UMinho, não só pode contribuir para melhorar as condições de
trabalho e estudo, como pode ser mais um factor para reforçar a
atractividade da Universidade junto de potenciais alunos e
investigadores", finaliza.
Texto: Luciana Silva
Fotografia: Nuno Gonçalves
(Pub. Mar/2010)