default-header-news
Academia, De 07.01.2010 a 09.01.2010
Jornadas do LIP 2010
Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar
Iniciaram-se ontem as Jornadas de 2010 do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP). A sessão de abertura contou com a presença do Reitor da Universidade do Minho, Prof. Doutor António M. Cunha, que salientou o importante papel que o Laboratório tem desempenhado ao longo dos últimos anos no panorama nacional de investigação científica. A sessão de encerramento decorre, amanhã, dia 9 de Janeiro, pelas 12h25.

O Presidente do LIP, Prof. Gaspar Barreira, salientou o facto de ser a primeira vez que as Jornadas se realizam publicamente numa Universidade de Excelência, como é o caso da Universidade do Minho, abrindo portas a um aprofundamento da colaboração entre estas duas Instituições, potenciando as suas valências.

O Departamento de Física da Universidade do Minho, juntamente com os Departamentos de Informática e Polímeros, que têm colaborado com o LIP, apoiaram a iniciativa. O Prof. Doutor Alberto Proença, do Departamento de Informática, realizou, como convidado, uma palestra sobre computação avançada. Por sua vez, o Departamento de Polímeros contribuiu com a sua experiência para o Calorimetro Hadrónico do detector ATLAS, instalado no colisionador LHC (Large Hadron Colider) no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, na Suíça.

Com o inicio de funcionamento do LHC, este ano torna-se particularmente importante para o LIP, ligado desde o início a este projecto que, nas palavras do seu Presidente, se traduz no instrumento científico mais complexo construído pela Humanidade.

Estas Jornadas ocorrem regularmente de dois em dois anos e fazem um balanço da actividade realizada pelo LIP nas áreas da Física de Partículas, Astropartículas, Física Médica, Detectores e Instrumentação Associada, Computação Avançada e Divulgação Científica.

Sobre o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)

O LIP é uma associação científica sem fins lucrativos de utilidade publica que tem por objectivos a investigação no campo da Física Experimental de Altas Energias e da Instrumentação Associada. Trata-se de "um laboratório associado" classificado como "Excelente" em três avaliações sucessivas, por painéis internacionais.

As actividades de pesquisa principais do laboratório são desenvolvidas no âmbito de grande colaborações no CERN e em outras organizações internacionais e grandes infra-estruturas dentro e fora da Europa. Assim, para além deste Centro, o LIP participa em laboratórios e observatórios internacionais tais como o Observatório Pierre Auger na Argentina, a Agência Espacial Europeia (ESA) e com diversos hospitais portugueses na área da Física Médica. O LIP é ainda a instituição responsável pela Iniciativa Nacional GRID, a rede Mundial de computação distribuída, inicialmente planeada para o LHC e que rapidamente se estendeu a outros domínios científicos.

Nos seus dois laboratórios em Coimbra e em Lisboa, o LIP tem aproximadamente 170 colaboradores, dos quais mais de 70 doutorados, na sua maior parte professores nas universidades nacionais.

Mais informações em: http://www.lip.pt/events/2010/jornadas_2010/

(Pub. Jan/2010)

Arquivo de 2010