default-header-news
Academia, 21.01.2010
Investigação do Cancro na UMinho com destaque na revista Cancer Research
Um estudo desenvolvido na área da Neoplasia, envolvendo investigadores do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, da Universidade do Minho, e co-autores de equipas dos Estados Unidos da América, Itália e Noruega, permitiu, ao analisar cerca de cem tumores, a identificação de um novo biomarcador de prognóstico de glioblastoma, o tumor do cérebro mais comum e mais maligno.

Os dados recentemente publicados na revista "Cancer Research" oferecem a possibilidade deste novo biomarcador poder vir a ser usado na prática clínica, ajudando a detectar quais são os casos mais graves e qual a melhor terapia.

A equipa de investigação, da qual fazem parte o Doutor Bruno Costa e o Prof. Doutor Rui Reis da ECSaúde, espera que a identificação deste biomarcador de prognóstico de glioblastoma possa contribuir para um melhor conhecimento e abordagem clínica destes tumores, nomeadamente ao nível da estratificação de pacientes para diferentes abordagens terapêuticas, evitando que se utilizem regimes de quimioterapia ineficazes que usualmente apresentam efeitos nefastos e que são muito caros.

(Pub. Jan/2010)

Arquivo de 2010