Foram submetidas 179 candidaturas de projectos científicos, académicos e de investigação, divididas por 5 sectores a concurso: Biotecnologia e Agro-Industrial; Tecnologias de Informação e Serviços; Novos Materiais e Processos Industriais; Tecnologias da Saúde; e Energias.
O júri do concurso - que incluía representantes das principais universidades portuguesas - guiou-se pelo grau de importância dos seguintes critérios: impacte potencial dos resultados do projecto na competitividade empresarial; excelência científica e carácter inovador do projecto; credibilidade da empresa, instituição de I&D ou inventor.
A Universidade do Minho e a empresa dst - Domingos da Silva Teixeira, S.A. -, agora distinguidas com o projecto Et3, no qual são parceiros, já anteriormente haviam obtido algumas distinções com a presente inovação, das quais se destacam o Prémio Nacional de Inovação Ambiental 2009 - 2º vencedor -, e os Green Project Awards'08 - menção honrosa na categoria I&D.
A presente tecnologia, distinguida com um prémio no valor de 60 mil euros, tem vindo a ser desenvolvida pelo Arqt. José Pequeno - Professor Convidado da Escola de Arquitectura - no âmbito do seu doutoramento em Engenharia Civil, sob a orientação do Professor Paulo Cruz, Presidente da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Ambos são investigadores do ISISE - Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering.
O sistema em questão, com pedidos de patente nacional e internacional, deverá vir a ser comercializado num futuro próximo. O produto terá como objectivo primordial apresentar ao mercado uma solução inovadora, ambientalmente sustentável e economicamente viável.
Mais informação em: http://umonline.uminho.pt
(Pub. Dez/09)