default-header-news
Academia, 16.12.2009
Instituto Confúcio da Universidade do Minho distinguido com prémio de Excelência
China
Em cerimónia decorrida durante o IV Congresso Mundial dos Institutos Confúcio, que aconteceu entre os passados dias 11 e 13 de Dezembro, em Pequim, a Directora do Instituto Confúcio da UMinho, Prof. Doutora Sun Lam, também docente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Instituição, e Directora dos Cursos de Licenciatura em Línguas e Culturas Orientais e de Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês, recebeu o Prémio de Excelência pelo seu desempenho e contributo para os trabalhos desenvolvidos neste Instituto Confúcio.

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho foi mais uma vez reconhecido pelo trabalho desenvolvido durante o ano de 2009.

No ano de 2008, o Instituto Confúcio da UMinho tinha já sido nomeado como um dos 20 melhores do mundo. Neste IV Congresso Mundial, foi atribuído um total de 30 prémios de excelência, distinguindo os melhores de entre os 282 Institutos Confúcio existentes mundialmente.

No decorrer deste Congresso, teve também lugar, no dia 11, um espectáculo performativo orientado pela Televisão Central da China que incluiu a apresentação de canções chinesas. Em conjunto com mais 30 Institutos Confúcio, três alunos da Licenciatura em Línguas e Culturas Orientais e do grupo musical do Instituto Confúcio da UMinho, Sara Bonamy (3º ano), Tânia Lourenço e António Reis (ambos do 1º ano), participaram nesta iniciativa, apresentando duas canções chinesas.

Para estes alunos, a experiência tornou-se inesquecível e regressaram a Portugal com uma perspectiva da China muito motivante. Durante estes dias, o Instituto Confúcio participou igualmente numa expo-língua, para apresentar à população da capital chinesa o curso de Mestrado em Estudos Interculturais Português /Chinês e os Cursos de Português Língua Estrangeira, ambos ministrados no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

(Pub. Dez/09)

Arquivo de 2009