O Prémio PEN CLUBE de Ensaio 2008 foi atribuído, por unanimidade, ex aequo a Isabel Cristina Mateus pela obra "Kodakização e Despolarização do real: para uma poética do grotesco na obra de Fialho de Almeida" (Caminho) e a Frederico Lourenço pelo livro "Novos ensaios helénicos e alemães" (Edições Cotovia). O PEN CLUBE português distinguiu ainda Maria Velho da Costa (Prémio de Ficção) e Manuel Gusmão (Prémio de Poesia). O júri deste Prémio foi constituído por Francisco Belard (Presidente), Ernesto Rodrigues e Eunice Cabral.
O ensaio distinguido, resultante de uma investigação de Doutoramento apresentada em 2006 à Universidade do Minho, constitui uma proposta de revisão da História Literária e do lugar tradicionalmente atribuído a Fialho de Almeida, procurando destacar o papel determinante e, em certo sentido, pioneiro do escritor oitocentista na génese da modernidade na literatura portuguesa. O referido ensaio viria a ser posteriormente vencedor da edição única do Prémio de Ensaio Óscar Lopes e editado pela Caminho.
A entrega dos Prémios PEN CLUBE será feita pelo Presidente da República em data a anunciar, de acordo com informação da agência Lusa citando fonte do PEN CLUBE português.
(Pub. Out/09)