default-header-news
Academia, 25.09.2009
UMinho - 3ª Comemoração do Dia Europeu das Línguas
Gualtar
O Instituto de Letras e Ciências Humanas comemora o Dia Europeu das Línguas no dia 25 de Setembro com os professores e alunos de algumas Escolas Básicas e Secundárias da região. Assinala-se, assim, a rica diversidade linguística e cultural, promovendo a aprendizagem das línguas e reforçando a sua importância nos dias de hoje.

Esperam-se cerca de 410 alunos oriundo de sete escolas, localizadas essencialmente entre o Porto, Guimarães e Famalicão, dos arredores e do centro de Braga.

Querendo assinalar a rica diversidade linguística e cultural da humanidade e promover a aprendizagem das línguas, o Instituto de Letras e Ciências Humanas é um local privilegiado para a concretização deste importante acto. As actividades a desenvolver neste dia, que prevêm o debate de ideias (mesa-redonda) com professores e alunos das escolas participantes sobre a utilidade das línguas hoje em dia, o contacto com línguas e culturas novas, uma peça de teatro, um concurso (Quem quer ser milionário?) que testa os conhecimentos linguísticos e culturais, e ainda a problemática da aprendizagem do Português língua não materna, permitirão assegurar um dia memorável tanto para alunos como para professores.

As línguas envolvidas nas actividades previstas incluem o Galego; o Árabe; o Japonês; o Espanhol; o Inglês; o Português; o Chinês; o Francês e o Checo.

Assinatura de protocolos institucionais entre a UMinho e Escolas Básicas e Secundárias da Região

No âmbito da celebração do «Dia Europeu das Línguas», será assinado um conjunto de protocolos institucionais entre a Universidade do Minho e cerca de duas dezenas de Escolas Básicas e Secundárias da região. A cerimónia, que terá lugar pelas 9h30, contará com a presença do Professor Doutor Leandro Almeida, Vice-Reitor da Universidade do Minho. Estas escolas signatárias serão parceiras da rede APPEAL - Acção / Plano para a Promoção do Ensino e da Aprendizagem das Línguas.

Com o objectivo de promover o Multilinguismo no Ensino Básico, Secundário e Superior, a rede APPEAL procura dinamizar a cooperação inter-institucional na aprendizagem contínua e diversificada das línguas estrangeiras em interacção com o desenvolvimento da língua portuguesa e de línguas maternas diferentes do português, apoiando assim também a integração de populações em contextos migratórios.

(Pub. Set/09)

Arquivo de 2009