default-header-news
Academia, 23.09.2009
Patente concedida à Universidade do Minho
Uma tecnologia da Universidade do Minho que se encontra a ser explorada por uma das suas empresas spin-off, a Somática - Materials & Solutions, viu reconhecida a sua novidade pela concessão do seu pedido de patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A tecnologia foi desenvolvida por uma equipa liderada pelo Professor Senen Lanceros-Méndez, do Departamento de Física, e diz respeito a Filmes não porosos na fase beta de poli-fluoreto de vinilideno orientados, processo para a sua obtenção e respectivas utilizações.

Estes filmes poliméricos e o processo para a sua produção foram optimizados por esta equipa, de forma a serem particularmente eficientes na sua aplicação nas áreas de electro-óptica, electromecânica e biomédica, como sensores, actuadores e baterias. A utilização deste material permitiria, por exemplo, desenvolver teclados flexíveis para computadores ou telemóveis, écrans tácteis, ou mesmo têxteis inteligentes, estando estas aplicações a ser desenvolvidas pela Somática - Materials & Solutions.

Neste momento a Universidade do Minho encontra-se a aguardar pela decisão dos Gabinetes internacionais, uma vez que o pedido de patente, dado o seu potencial comercial, foi estendido para outros países.

A TecMinho acompanha este processo enquanto Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade do Minho, gerindo o processo de protecção da Propriedade Industrial e a sua exploração junto da Somática.

TecMinho
GAPI ? Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial
Campus de Azurém da Universidade do Minho
4800 - 058 Guimarães - Portugal
Tel: +351 253 510 595
Fax: +351 253 510 591
E-Mail: gapi@tecminho.uminho.pt
URL: www.tecminho.uminho.pt

(Pub. Set/09)

Arquivo de 2009