O Professor Partha Ghosh é um
especialista em questões de liderança, nomeadamente em contextos
de inovação e desenvolvimento tecnológico
(http://www.parthaghosh.com/
Este Seminário é uma iniciativa conjunta da coordenação da área EDAM doPrograma MIT-Portugal e da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
Resumo - Portugal no Século XXI: Imperativos Estratégicos
Nos próximos 25 anos a economia mundial irá sofrer mudanças profundas, que a nossa civilização nunca enfrentou antes. Do lado da oferta, novas tecnologias tais como a engenharia genética ou as tecnologias nano, ou da informação, e, do lado da procura, a possibilidade de um melhor equilíbrio energético, a ecologia e a equidade. Governos e indústrias terão necessidade de reinventar os princípios básicos do capitalismo, com profundas transformações dos modelos económicos e da indústria.
Através de uma estratégia nacional virada para o futuro, Portugal poderia assumir uma posição única neste "Renascimento Global", tal como Itália, em 1210, em Florença, liderou o período Renascentista. Pode 2010 testemunhar o reacender do espírito de exploração, através da criação de novas indústrias baseadas no conhecimento?
No futuro, os modelos de negócio não serão centrados no consumo, mas sim na conservação, a criação de riqueza não será elitista, mas inclusiva.
De modo a obter uma tal transformação das indústrias, da automóvel à aeroespacial e electrónica, da química à têxtil, da cosmética à farmacêutica, e apesar do papel estratégico que a ciência tem a desempenhar, a filosofia económica tem que ir para além do debate clássico. Portugal é suficientemente pequeno para iniciar a experiência de criação de um novo caminho, grande o suficiente para um modelo que seja relevante para o mundo. O espírito do tempo de Vasco da Gama necessita ser despertado para a construção de uma economia que navegue no conhecimento e nas ideias.
Mais informações em:http://www.eng.uminho.pt