default-header-news
Academia, 20.04.2009
Conselho Geral da UMinho já tem membros externos
Universidade do Minho
O Conselho Geral da Universidade do Minho (UMinho) concluiu ontem, dia 20 de Abril, o processo de cooptação dos seis membros externos que deverão integrar este novo órgão de governo da Universidade.
As seis personalidades convidadas pela Instituição, e que aceitaram o convite da UMinho, pertencem a áreas diversas (e.g. investigação, economia, cultura, social, político-institucional), e juntar-se-ão aos dezassete membros já eleitos no seio da Academia. Os seis membros externos foram cooptados pelo conjunto dos membros internos eleitos para o Conselho Geral e possuem, para além do reconhecido mérito, conhecimentos e experiência relevantes para a Universidade.

Com a Integração destas personalidades, cujos nomes abaixo se referenciam, o Conselho Geral da UMinho assume a sua composição definitiva:

· Alcino J. Silva - Professor de Neurobiologia, University of Califórnia, Los Angeles. Foi pioneiro na investigação da cognição molecular e cerebral e no armazenamento de memória no córtex cerebral.  

· Álvaro José Brilhante Laborinho Lúcio - Ministro da Justiça entre 1987-1991, e entre 1991-1995. Foi deputado e ministro da República nos Açores, Director da Escola da Polícia Judiciária e Director do Centro de Estudos Judiciários. Actualmente é, por indicação, do Presidente da República, vogal do Conselho Superior de Magistratura.

·  António Pacheco Murta - Fundador e CEO de diversas empresas, incluindo a  Enabler , a Mobicomp, IT Peers, Profimetrics e DHomeSphere. É licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho.  

· Luís Garcia Braga da Cruz - Foi deputado, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte entre 1986-1995 e 1995-2001, e ministro da Economia em 2001-2002. Pertenceu ao Senado da UM entre 1992 e 2001.

· João Fernandes ? Programador artístico e cultural. Organizador e comissário das três edições das Jornadas de Arte Contemporânea do Porto (anos 90). Foi comissário das representações portuguesas na 1ª Bienal de Arte de Joanesburgo e na 24ª Bienal de Arte de S. Paulo. É Director do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, desde 2003.    

· João Maurício Fernandes Salgueiro ? Fundador da SEDES. Ministro de Estado e das Finanças entre 1981 e 1983. Foi vice-governador do Banco de Portugal e Presidente da Caixa Geral de Depósitos. Actualmente, é Presidente da Associação de Bancos Portugueses.

O Conselho Geral é o órgão colegial máximo de governo e de decisão estratégica da Universidade, integrando representantes dos seus corpos e personalidades externas, vinculando a sua acção à realização da missão da Universidade e à prossecução do interesse público.
Arquivo de 2009