Tendo como preocupação encontrar métodos que sejam cada vez mais esclarecedores e que permitam avaliar a qualidade dos seus projectos educacionais, foram criados na Universidade do Minho (UMinho) vários instrumentos de diagnóstico, nomeadamente, a aplicação de inquéritos a docentes e alunos e a obtenção de dados estatísticos sobre o aproveitamento escolar, com o intuito de ajudar os responsáveis de gestão pedagógica a identificar, quer as debilidades, quer os êxitos, dos respectivos cursos.
O Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino (GAQE) tem
promovido a realização de estudos que procuram a melhoria da
qualidade do ensino/aprendizagem. Para tal, servem de base os
dados fornecidos pelos Serviços Académicos, recurso ao software
de análise estatística SPSS, através dos quais foi feita a
análise do aproveitamento escolar para 2007-08.
Algumas das medidas adoptadas neste sentido, que podem explicar o
sucesso escolar na UMinho, que se tem vindo a verificar, com
maior relevância desde a implementação do Processo de Bolonha, ou
seja, desde 2004. Estas relacionam-se com, a monitorização das
taxas de aproveitamento escolar; desenvolvimento de competências
de aprendizagem; acções de formação pedagógica dirigidas a
docentes.
Para a monitorização das taxas de aproveitamento escolar
(ano lectivo 2007/08), os resultados foram obtidos a partir do
cálculo dos rácios aprovados/avaliados, aprovados/inscritos e
avaliados/inscritos, disponibilizados posteriormente aos
Directores de Cursos, Presidentes de Conselhos de Cursos, Escolas
e Conselho Académico no início de 2009.
Uma das preocupações da UMinho reflecte-se no aperfeiçoamento de
competências de aprendizagem autónoma e de construção sobre o
conhecimento adquirido, cada vez mais necessários no percurso
académico, e mais tarde, no futuro profissional dos estudantes.
De encontro a esta preocupação existe o Programa CAPA (destinado
a estudantes do 1º ano), visando o desenvolvimento destas
competências na perspectiva de construção de conhecimento, sendo
este programa dividido em quatro módulos: competências de leitura
e escrita; competências de apresentações orais; competências de
gestão de estudo e de aprendizagem e competências de estudo e de
auto-regulação. Cada um dos módulos tem uma duração de 3 horas. A
frequência aos quatro módulos garante a obtenção de um
certificado emitido pela UMinho.

Por outro lado, também o Conselho de Cursos de Engenharia deu
continuidade às actividades que tem vindo a desenvolver junto dos
alunos do 1º ciclo, do Campus de Azurém, com vista à
aquisição de competências que potenciem o envolvimento activo do
estudante face à aprendizagem.
A Associação Académica da UMinho (AAUM) tem colaborado com o GAQE
neste objectivo, tendo desenvolvido actividades de Educação Não
Formal, dirigidas aos estudantes do 1º ano, e que se desenvolvem
durante os dois primeiros semestres, preparando os estudantes
para o novo ambiente de estudo, conferindo-lhes as competências
transversais necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e
académico no âmbito do Processo de Bolonha. Desde o início, o
estudante tem todo um rol de ferramentas que lhe vai permitir
enfrentar os desafios ao longo do curso, tendo como meta o
sucesso final.
Também desde 2004, a UMinho tem vindo também a promover acções de
formação pedagógica dirigidas a docentes nas áreas de
Metodologias do Ensino/Aprendizagem; Técnicas de Preparação e
Utilização de Meios Audiovisuais; Relacionamento Social e
Organizacional e Técnicas de Comportamento e Comunicação.
Todos estes aspectos têm vindo a contribuir para a melhoria das
medidas de apoio ao aluno e, por outro lado, para que o nível de
aproveitamento e sucesso escolar na UMinho tenha vindo a crescer,
é de vital importância a equipa docente. Como tal, com o intuito
de promover as boas práticas e o empenho nas
actividades académicas, lançaram-se, pela primeira vez, em 2009,
os Prémios de Mérito de Docência, atribuídos a um docente por
cada uma das Escolas que colaboraram nesta iniciativa, e um
Prémio de Mérito à Investigação, atribuído a
um investigador cujo trabalho desenvolvido se destacou no
ano de 2008, tendo estes sido entregues no 35º aniversário da
UMinho.
Em síntese, a UMinho como Instituição de Ensino Superior,
qualificada e dinâmica tem trabalhado arduamente para que no fim
o sucesso seja sempre um objectivo cumprido, por alunos e
docentes.
Texto: Adriana Ferreira