Inicia-se amanhã, dia 14 de Janeiro, mais uma edição da iniciativa "Vamos Kimikar", organizada pelo Departamento de Química da Universidade do Minho, em Braga.
A primeira sessão do programa definido para este ano decorrerá
pelas 14 horas e contará com a participação do 8.º C da Escola EB
2/3 de Gualtar, Braga. A actividade tem como objectivos motivar os
alunos do Ensino Básico para a Química através da execução de
experiências, desenvolver a autonomia na realização de experiências
e despertar o interesse pela interpretação e compreensão de
reacções químicas.
No âmbito do "Vamos Kimikar", alunos dos 8.º e 9º anos de
escolaridade de diversas escolas participarão em experiências
programadas e montadas para o efeito. As turmas visitantes serão
organizadas em diversos grupos (compostos por três elementos) que
realizarão as actividades em simultâneo e em regime de
rotatividade. Os resultados das experiências de cada grupo serão
interpretados e discutidos em conjunto, com o apoio dos docentes
e investigadores, orientadores da actividade.
A actividade inclui ainda uma visita guiada a algumas instalações
da Universidade, no Campus
de Gualtar, nomeadamente o
Pavilhão Desportivo, a Biblioteca e o Laboratório de Microscopia
Electrónica da Escola de Ciências.
As 16 sessões do "Vamos Kimikar" previstas decorrerão à
quarta-feira à tarde, entre os meses de Janeiro e Junho de 2009,
e estão já todas ocupadas por escolas dos distritos de Braga,
Guimarães, V. N. de Famalicão, Fafe, Vila Verde e Póvoa de
Lanhoso.
Apesar de todas as actividades deste iniciativa estarem já
agendadas, as turmas interessadas em visitar Desparamento de
Química da Universidade do Minho poderão ainda fazê-lo mediante
inscrição nas Olimpíadas da Química, que decorrerão a 4 de Abril
e cuja inscrição pode ser concretizada até ao final deste mês. Os
s alunos de 10º e 11º ano poderão ainda inscrever-se na
actividade "QSI:UMinho - Química sob investigação",que decorrerá
de 20 a 25 de Julho de 2009, integrada no Programa Verão no
Campous, que abrange actividades de várias áreas do saber.