default-header-news
Academia, 09.12.2008
Publicação dos Novos Estatutos da Universidade do Minho
Universidade do Minho
Foram publicados, em Diário da República, os novos Estatutos da Universidade do Minho (Despacho Normativo n.º 61/2008, DR, 2ª série, n.º 236, de 5 de Dezembro de 2008).

Com esta publicação a UMinho completa uma etapa essencial ao cumprimento da Lei nº 62/2007, que define o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

A homologação dos Estatutos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) havia já sido comunicada à Universidade no passado dia 14 de Novembro tendo-se, com a mesma, extinguido a Assembleia Estatutária, constituída nos termos do artigo 172.º da Lei nº 62/2007.

Os novos Estatutos da Universidade do Minho haviam sido aprovados pela Assembleia Estatutária, em reunião de 5 de Junho de 2008, e sofrido algumas alterações, em reuniões de 3 e 22 de Setembro, na sequência de sugestões transmitidas pelo MCTES.
A lei que estabelece o regime jurídico das instituições de ensino superior regula a constituição, atribuições e organização destas Instituições, assim como o funcionamento e competência dos seus órgãos. Regula ainda a tutela e fiscalização pública do Estado sobre as mesmas, no quadro da autonomia das Instituições.
Na data em que se conclui esta importante etapa, a Universidade não pode deixar de exprimir o reconhecimento pela participação dos membros Docentes que integraram a Assembleia e que garantiram o debate profundo e a melhor interpretação do interesse da Instituição, na leitura da sua experiência, na preservação dos seus valores e da sua cultura, e na concepção da sua organização futura, para dar resposta aos crescentes desafios colocados pela Sociedade.
É igualmente devido aos Estudantes que integraram a Assembleia Estatutária o reconhecimento pela sua disponibilidade e empenho.
A disponibilidade e participação dos membros Externos, cooptados pelos membros internos eleitos, muito honram a Universidade do Minho, dando correspondência à cultura de uma Universidade que cultiva e pretende reforçar a sua abertura ao exterior.
A activa participação da Assembleia da Universidade, do Senado Universitário, do Conselho Académico e das Escolas e Institutos, bem como as contribuições individuais, garantiram a partilha do processo.
É ainda devida uma palavra de agradecimento aos elementos que garantiram o suporte e o acompanhamento jurídico, técnico e administrativo dos trabalhos da Assembleia Estatutária.
Finalmente, a Reitoria exprime a convicção de que a Universidade do Minho se pode orgulhar dos seus novos Estatutos, pela sua qualidade e pelo processo partilhado que conduziu à sua concepção e redacção.
Os Estatutos da Universidade do Minho encontram-se disponíveis em www.uminho.pt .
Arquivo de 2008