Lançamento oficial do software MidiChat e do livro Ensino inclusivo para deficientes visuais - guia do professor
No âmbito do Programa ISOC ? Socrates projects database, iniciativa
da Comunidade Europeia no campo da educação, o Departamento de
Electrónica Industrial da Universidade do Minho une-se às
comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência,
celebrado a 3 de Dezembro, com a apresentação do software
MidiChat
e com o lançamento oficial do livro
Ensino
inclusivo para deficientes visuais - guia do professor
.
Para assinalar a ocasião foram convidados músicos como Pedro
Abrunhosa, Rui Veloso e Manuel Beleza, com o intuito de demonstrar
a acessibilidade do software MidiChat a partir de "cafés de culto"
como o Vianna em Braga, o Magestik no Porto, ou o café Nicola em
Lisboa.
Software MIDIchat
O MIDIchat é um programa de música pela internet que permite o
ensaio de orquestras virtuais com os músicos em diferentes
locais. O nome ? MIDIchat - resulta de combinação do nome do
protocolo musical MIDI com a designação genérica das plataformas
de conversação on-line na internet ? CHAT.
A ideia original do projecto visou estabelecer uma plataforma de
ensaio virtual para pessoas com deficiência visual ou motora. No
entanto o programa pode ser utilizado gratuitamente por qualquer
pessoa com maior ou menor aptidão musical, a partir de sua casa,
ou de outro local com acesso à internet.
O MidiChat contribui para:
- Facilitar o estabelecimento de redes de amizade com base na
comunhão do interesse pela música
- Permitir a interacção entre diferentes grupos sociais,
deficientes ou não, assumindo-se como um processo socializante e
facilitador da comunicação;
- Combater o isolamento, não só de deficientes visuais ou motores
mas também de outros grupos;
- Aproximar os povos de vários continentes facilitando o contacto
multilinguístico e o diálogo multi-cultural;
- Promover o ensino musical à distância, obviando as dificuldades
da mobilidade, especialmente no caso do aluno ou do professor ser
uma pessoa com deficiência;
- Promover o envolvimento das pessoas com deficiência em
processos de inovação tecnológica, na medida em que a
Investigação e Desenvolvimento se assume aqui como um processo
participativo;
- Sensibilizar a comunidade em geral para a aplicação das
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na estruturação
e coesão social;
- Facilitar a troca de ideias e experiências.
Apresentação oficial da publicação Ensino inclusivo
para deficientes visuais - guia do professor
Este guia dirige-se aos professores de qualquer grau e área de
ensino que, segundo a lógica própria do ensino inclusivo, a
qualquer momento se podem confrontar com alunos deficientes
visuais, sendo
distribuído gratuitamente
a docentes envolvidos com a deficiência visual na sala de aula.
Como garantir a máxima acessibilidade das suas aulas a alunos
cegos ou de baixa visão? Esta publicação pretende ser, também, um
contributo para uma sociedade mais inclusiva, onde nenhum cidadão
deixe de o ser plenamente em função da perda de capacidade de
visão. E acreditamos que a escola inclusiva que ainda falta
construir será a melhor porta de acesso para essa sociedade cada
vez mais inclusiva.
Reunindo a experiência de especialistas de vários países
europeus, e em particular o trabalho desenvolvido pela equipa
portuguesa no contexto nacional, o projecto SAVI deu um
contributo decisivo para o aparecimento deste guia, tendo contado
com a participação da Universidade do Minho, sob coordenação do
Prof. Luís Botelho Ribeiro.
O livro começa por elucidar alguns aspectos básicos relacionados
com a fisiologia da visão e respectivas patologias, passando a
seguir para as questões sociais relacionadas com o apoio e
inclusão da pessoa com deficiência visual, concretizando depois
no sistema educativo. Nesta parte, merecem tratamento destacado o
ensino a distância, o sistema Braille, as visitas de estudo com
acessibilidade, o desporto escolar e o ensino da música. A
concluir são elencadas diversas informações de utilidade para o
professor: definições, legislação, escolas de referência por área
educativa, bibliografia e sítios na internet.
Espera-se que a publicação deste guia possa contribuir para
facilitar o trabalho de professores e alunos, ajudando a
transformar a sala de aula ? real ou virtual ? num espaço
verdadeiramente inclusivo de partilha de conhecimentos e
experiências.
Mais informação:http://www.isoc.siu.no/isocii.nsf