default-header-news
Academia, De 15.12.2008 a 16.12.2008
3.ª Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento
Universidade do Minho, Campus de Gualtar
3.ª Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento lança Projecto nacional de acesso livre ao conhecimento
Realiza-se nos próximos dias 15 e 16 de Dezembro, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, a 3.ª Conferência Sobre o Acesso Livre ao Conhecimento, com o objectivo de promover o conhecimento, a reflexão e a troca de experiências sobre a temática do Open Access (Acesso Livre ou Acesso Aberto ao conhecimento).
Esta 3ª Conferência terá como um ponto alto a apresentação de um importante projecto nacional, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). A iniciativa RCAAP visa aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da actividade académica e de investigação científica nacional, e facilitar o acesso à informação sobre a produção científica nacional em Open Access , bem como integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais neste domínio. O projecto de criação deste repositório é uma iniciativa da  UMIC ? Agência para a Sociedade do Conhecimento,  concretizada pela FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional, com o objectivo de disponibilizar mais um serviço avançado sobre a rede de investigação e de ensino nacional. A execução do projecto conta com a participação científica e técnica da Universidade do Minho, e financiamento do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e da UMIC.
Merece também especial destaque, pela sua importância, o projecto-piloto da Comissão Europeia para assegurar a máxima disseminação e visibilidade dos resultados da investigação financiada pelo 7th Framework Programm (50 biliões de euros). O projecto vai abarcar cerca de 20% do 7th FP (10 biliões de euros), em disciplinas como ciências da saúde, energia, ambiente, ciências sociais e tecnologias de informação e comunicação. Quem receber financiamento para projectos terá a obrigação de depositar as publicações que resultem desses projectos num repositório de Acesso Livre, com um período de embargo que não poderá ultrapassar os 6 a 12 meses, conforme as áreas.
A 3.ª Conferência Sobre o Acesso Livre ao Conhecimento reunirá dirigentes universitários, investigadores, bibliotecários, gestores de repositórios e outros interessados na temática do acesso livre ao conhecimento, contando ainda com a participação de vários especialistas e promotores de algumas das mais importantes iniciativas Open Access , que se multiplicam por todo o mundo. A organização está a cargo da Reitoria da Universidade do Minho, contando o evento com o apoio da Fundação para Computação Científica Nacional (FCCN), da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC), do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e da União Europeia (UE).
Arquivo de 2008