default-header-news
Academia, De 06.11.2008 a 08.11.2008
VI Congresso Nacional da APLC - Associação Portuguesa de Literatura Comparada
Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
10ª Edição do Colóquio de Outono do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
Neste Congresso, que reúne a 6ª Edição do Congresso Nacional da APLC - Associação Portuguesa de Literatura Comparada
- e a 10ª Edição do Colóquio de Outono do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, foram convidados os membros da APLC, assim como os investigadores nacionais e internacionais em estudos comparatistas para três dias de reflexão e discussão.
As discussões previstas para este evento, para o qual se esperam cerca de 300 participantes,  versarão essencialmente sobre:

1 - As cumplicidades comparatistas, os limites e as fronteiras da disciplina; a redefinição de novas estratégias e cumplicidades outras que esta vem desenvolvendo no contexto de um mundo em crescente globalização cultural e económica; os desafios e as formas de resistência encontradas face ao multiculturalismo, às novas literaturas, à rápida falibilidade de paradigmas críticos e da crença em discursos totalitários e homogeneizantes.

2 - A Literatura Comparada enquanto disciplina aberta à permanente autointerrogação do seu campo de estudos e dos seus limiares através da contaminação/polinização com outras disciplinas e outras metodologias hermenêuticas.

3- A "morte anunciada" da disciplina nos discursos de resistência face à crescente desterritorialização do pensamento crítico, à multidisciplinaridade e ao estabelecimento do conhecimento em rede.

A sessão de abertura contará com a presença do Professor Acílio Rocha, Vice-Reitor da Universidade do Minho; da Professora Maria Eduarda Keating, Presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas; da Professora Ana Gabriela Macedo, Directora do Centro de Estudos Humanísticos; da Professora Cristina Cordeiro, Presidente da Associação Port. de Literatura Comparada e do Professor Vítor Manuel Aguiar e Silva.

A estrutura do programa prevê:
1- Sessões plenárias
2- Sessões temáticas/ workshops sobre os seguintes tópicos:
a) Comparatismo: cumplicidades e rupturas
b) A Vanguarda numa perspectiva histórica e transversal
c) Tradução e Comparatismo
d) Género/Arte/Performance
e) Estudos Pós-coloniais, Literatura de Viagens e discursos de resistência
3- Mesas-redondas e exposições
Arquivo de 2008