default-header-news
Academia, De 06.11.2008 a 07.11.2008
Conferência Internacional "Excelência e Rendimento Superior" (ICESP ´08)
Instituto de Educação e Psicologia, Campus de Gualtar, Braga
Realiza-se, na Universidade do Minho, entre os próximos dias 6 e 7 de Novembro, a primeira conferência internacional subordinada aos temas da Excelência e do Rendimento Superior, organizada pelo Instituto de Educação e Psicologia.
Trata-se do primeiro congresso na Academia Portuguesa sobre o tema da sobredotação, excelência, altas habilidades e rendimento superior não exclusivamente centrado na infância e na aprendizagem escolar. Segundo os seus organizadores, importa entender os factores pessoais, interpessoais e contextuais que explicam a excelência na aprendizagem, treino e no exercício posterior de diferentes profissões nos domínios da ciência, da saúde, do ensino, das artes ou do desporto, entre outras. Esta conferência estará, portanto, centrada na investigação e em aspectos teóricos e aplicados, nos domínios da excelência e do rendimento superior e excepcional, nos mais variados contextos de realização e rendimento humano: Ciência e Investigação; Ensino e Aprendizagem, Desporto; Artes e Performance; Medicina e Saúde; Social e Organizacional e Militar. Sendo certo que a família e a escola exercem grande influência ao nível da infância e da adolescência, importa também conhecer que outras variáveis entram na explicação do alto rendimento na idade adulta. Docentes da Universidade do Minho coordenam investigações nesta área, em interacção com outras universidades nacionais e internacionais, procurando os factores e os processos envolvidos na excelência para dessa forma apoiar os sujeitos com altas habilidades no desenvolvimento desse seu potencial e a atingir a excelência na sua realização académica e profissional.
Pretende-se, com esta conferência, fomentar a discussão e partilha de conhecimentos, experiências e projectos de investigadores de diferentes domínios e áreas disciplinares. A análise de avanços recentes, novas abordagens e perspectivas emergentes no estudo do desenvolvimento da excelência e da estrutura do rendimento superior, constituirá assim o objectivo central desta reunião científica.
Karl Anders Ericsson
Esta primeira conferência, inovadora no panorama nacional da investigação nos domínios da sobredotação, desenvolvimento de talentos e excelência, evidente nas apresentações, temáticas e experiências nacionais e estrangeiras que integram o programa Científico,  terá como Principal Convidado, o Professor de Psicologia Karl Anders Ericsson, da "Florida State University" (EUA), onde é também "FSCW / Conradi Eminent Scholar" e um dos responsáveis pelos Laboratórios de "Rendimento Humano e Expertise". Entre outras actividades, o Prof. K. Anders Ericsson iniciará a sua visita e estadia na Universidade do Minho, com um "workshop/seminário avançado", no dia 5 de Novembro, subordinado ao tema "Como estudar a estrutura e aquisição do rendimento expert em contextos de realização". Nos dias seguintes, 6 e 7 de Novembro, durante a Conferência Internacional, realizará duas conferências principais subordinadas aos seguintes temas: "A nova ciência do rendimento expert e excepcional"; e "Sobredotação, desenvolvimento de talentos e rendimento superior".

Áreas temáticas
Entre outras, serão abordadas as seguintes áreas temáticas e tópicos: Aquisição e Estrutura do Rendimento Expert e Superior; Altas Habilidades e Sobredotação; Desenvolvimento e Percursos na Formação de Talentos; Competências e Factores Pessoais Associados a Altos Níveis de Rendimento e Desempenho; Factores Contextuais e Ambientes Óptimos de Aprendizagem; Prática Deliberada, Motivação e Expertise; Experiência e Desenvolvimento de Expertise Profissional; Sabedoria e Abordagens Positivas à Excelência Humana ; Experiências Óptimas, Forças Humanas e Bem-Estar; Excelência e Liderança de Indivíduos e Grupos; e Critérios, Metodologias e Medidas de Desempenho Excepcional e Rendimento Superior. Entre os contextos de aplicação em debate salientam-se a ciência e investigação, o académico (Ensino e Aprendizagem), o Desporto, Artes e Performance, Medicina e Saúde e, finalmente, o Social e Organizacional.
Arquivo de 2008