default-header-news
Academia, 16.10.2008
Investigadora do Grupo 3B'0 da Universidade do Minho vence prémio científico
Universidade do Minho
Investigadora do Grupo 3B'0 da Universidade do Minho vence prémio científico atribuído pelo Institute of Materials, Minerals &Mining, no Concurso Mundial para Melhor Palestra, dirigido a jovens investigadores
Anabela Alves Pinto, jovem investigadora do Grupo 3B's da Universidade do Minho, conseguiu, no passado dia 23 de Setembro, o 2º lugar do prémio científico atribuído pelo Institute of Materials, Minerals &Mining (IOM3, Reino Unido), no Concurso Mundial para Melhor Palestra, dirigido a jovens investigadores, uma competição de nível, mundial com o trabalho intitulado: Valorization of renewable marine residues: Converting natural biopolymers into potential biomaterials for tissue engineering applications (Valorização de resíduos renováveis de origem marinha: Conversão de biopolímeros naturais em potenciais biomateriais para aplicações em engenharia de tecidos).
Esta investigação, em suma, tem como objectivo estudar as capacidades e as possíveis aplicações dos resíduos marinhos renováveis para utilização como biomateriais e suportes para engenharia de tecidos. Ao explorar estas estratégias, pode-se assim estabelecer uma ponte para a gestão de resíduos de origem marinha e torna-se também possível satisfazer as necessidades de um mercado de tecnologias biomédicas cada vez mais emergente.
O trabalho teve origem no projecto trans-fronteiriço PROTEUS, aprovado no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III A Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, e coordenado pelo Grupo de Investigação 3B's. A Anabela Pinto foi inserida desde a sua entrada no grupo neste ambicioso projecto que tem como objectivo e tema principal a conversão de recursos naturais e resíduos marinhos em produtos de valor acrescentado para aplicação industrial.
Concurso Young Persons' World Lecture Competition
O Concurso Young Persons' World Lecture Competition (Concurso Internacional para Melhor Palestra) foi lançado em 2005 pelo Institute of Materials, Minerals and Mining (IOM3 - Instituto de Materiais, Minerais e Tecnologias Mineiras) com o objectivo principal de juntar na mesma competição jovens palestrantes provenientes de todo o mundo e assim conseguir eleger a melhor palestra na área dos materiais, minerais e tecnologias mineiras.
O concurso final realiza-se anualmente e reúne os finalistas seleccionados a partir de uma série de eliminatórias que tiveram lugar em secções locais ou membros associados do Instituto (existe a secção americana de este, oeste, a secção inglesa, a de Singapura, da Malásia e outras). Para além disso, estes prémios têm o patrocínio da Rolls-Royce, da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e da Anglo American (líder mundial em tecnologias mineiras e recursos naturais).
Na final do concurso deste ano, que teve lugar na Flórida, EUA, participaram oito finalistas, apurados nas diferentes secções, vindos de 3 continentes diferentes.
Arquivo de 2008