umd-edp-570
Academia, 24.10.2008
Grupo do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica atinge final do “EDP University Challenge 2008”
Lisboa
Um grupo de alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica ficou entre os cinco finalistas do "EDP University Challenge 2008". O "Grupo Gera", como se auto-intitulam os seus membros, é constituído pelos alunos Bruno Fernandes, Edgar Gonçalves, Élsio Mota, Manuel Cascais e Tiago Pinto e foi acompanhado pelo Professor Luís Ferreira da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica.
O concurso realizou-se pelo segundo ano consecutivo, com o tema "A EDP e as Energias Renováveis - um futuro lado a lado". Esta iniciativa tem como objectivo estimular a população académica a desenvolver projectos no âmbito da estratégia e marketing. A sua apresentação junto das universidades ocorreu em Fevereiro, tendo como data para a entrega dos projectos o mês de Maio. A entrega dos prémios foi no passado dia 9 de Outubro, no Museu da Electricidade, em Lisboa.
Os alunos da Universidade do Minho descrevem o projecto como "um gerador eólico urbano, especialmente direccionado para zonas residenciais (vivendas, condomínios fechados, etc.) e pequenas empresas, cuja principal inovação consiste no aumento significativo da energia produzida."
Relativamente ao futuro, os alunos já estão a estabelecer contactos com o objectivo de verem concretizado o projecto e esperam que o facto de terem sido finalistas do EDP Challenge 2008 lhes permita, não só uma maior promoção junto das empresas da área, mas também a obtenção de maior apoio da parte da Universidade do Minho. De momento, o grupo concentra-se apenas na concretização do projecto, não tendo em vista participar noutra iniciativa semelhante.
A edição deste ano teve como vencedores um grupo de alunos do Instituto Português de Administração de Marketing, de Lisboa. O prémio atribuído pela EDP consiste numa bolsa de estudo para os alunos, no valor de 6000 euros, e de um estágio de três meses na EDP, em Portugal, Espanha ou no Brasil. O professor que acompanhar o projecto vencedor recebe uma bolsa de investigação no valor de 2500 euros.   
Texto: João Dias
Arquivo de 2008