No Ensino Superior, é cada vez maior a exigência de leccionação de aulas com maior interactividade e estratégias "centradas no aluno".
Nos dias 4 e 5 de Julho - 6ª e Sábado - terá lugar um curso prático que proporá um menu com três estratégias interactivas aplicadas internacionalmente
1. o Peer instruction - desenvolvido para ensinar física em
contexto de grandes auditórios (e entretanto aplicado em outras
disciplinas);
2. O Inquiry Based Learning - desenvolvido para o ensino das
ciências em geral ;
3. O Problem Based Learning - desenvolvido para ensinar medicina
e entretanto aplicado em variadas disciplinas).
O curso foi desenhado com o objectivo de apresentar, num único
menu, as três estratégias interactivas. A ideia base é
experimentá-las e analisar como operam, para aproveitar o melhor
de cada uma. O objectivos é trazer sugestões práticas para os que
estão à procura de soluções de problemas associados a processos
de Bolonha. Talvez se venha a confirmar que a melhor estratégia
de ensinar é a que junta elementos de sucesso de todas as outras
e os adapta ao contexto local...
O workshop será interactivo e focará exemplos práticos, em
contextos de sala de aula.
Para finalizar, os facilitadores. Teremos connosco:
? Patangi Rangachari: da
Escola de Medicina de McMaster (onde nasceu o PBL) que a conhece
quase desde a origem, investigador na área de transporte iónico
através de biomembranas epiteliais (fisiologia e farmacologia) e
vencedor de prémios pela sua actividade Docente (a mais recente
este ano - 3M National Teaching Fellowships da Society for
Teaching and Learning in Higher Education and 3M Canada) ? o
Prof. Rangachari é um adepto convicto e praticante do ?Inquiry
Based Learning?;
? Janine Handerson e John Lewis -
clínicos que leccionam, responsáveis pela implementação e
formação para a aplciação de PBL na ?Hull York medical School?,
uma escola médica inglesa mais jovem do que a nossa e que adoptou
o PBL;
? Nathaniel Lasry, da Universidade
de Harvard, um físico, Doutorado em ?Cognition & Instruction?
pela Universidade de McGill por, colaborador do grupo de Física
óptica do Prof. Eric Mazur, que inventou o método de ensino para
grandes audiências com sistemas de "televoto".
Esperando que tenha despertado o vosso interesse, poderão aceder
a mais informação na página do curso :
Instruções de inscrição e outras informações estão na
págna do curso:
mais informação :
Ana
Lídiasec-pg@ecsaude.uminho.pt
Agradece-se a divulgação possível.
Com os melhores cumprimentos,
Manuel João Costa
Organizador
(Prof. Auxiliar, Escola de ciências da Saúde, Universidade do
Minho)