default-header-news
Academia, 04.07.2008
Curso "Interactive Teaching" Julho 2008
No Ensino Superior, é cada vez maior a exigência de leccionação de aulas com maior interactividade e estratégias "centradas no aluno". Nos dias 4 e 5 de Julho - 6ª e Sábado - terá lugar um curso prático que proporá um menu com três estratégias interactivas aplicadas internacionalmente
1. o Peer instruction - desenvolvido para ensinar física em contexto de grandes auditórios (e entretanto aplicado em outras disciplinas);
2. O Inquiry Based Learning - desenvolvido para o ensino das ciências em geral ;
3. O Problem Based Learning - desenvolvido para ensinar medicina e entretanto aplicado em variadas disciplinas).
O curso foi desenhado com o objectivo de apresentar, num único menu, as três estratégias interactivas. A ideia base é experimentá-las e analisar como operam, para aproveitar o melhor de cada uma. O objectivos é trazer sugestões práticas para os que estão à procura de soluções de problemas associados a processos de Bolonha. Talvez se venha a confirmar que a melhor estratégia de ensinar é a que junta elementos de sucesso de todas as outras e os adapta ao contexto local...
O workshop será interactivo e focará exemplos práticos, em contextos de sala de aula.
Para finalizar, os facilitadores. Teremos connosco:
?      Patangi Rangachari:  da Escola de Medicina de McMaster (onde nasceu o PBL) que a conhece quase desde a origem, investigador na área de transporte iónico através de biomembranas epiteliais (fisiologia e farmacologia) e vencedor de prémios pela sua actividade Docente (a mais recente este ano - 3M National Teaching Fellowships da Society for Teaching and Learning in Higher Education and 3M Canada) ? o Prof. Rangachari é um adepto convicto e praticante do ?Inquiry Based Learning?;
?      Janine Handerson e John Lewis -  clínicos que leccionam, responsáveis pela implementação e formação para a aplciação de PBL na ?Hull York medical School?, uma escola médica inglesa mais jovem do que a nossa e que adoptou o PBL;
?      Nathaniel Lasry, da Universidade de Harvard, um físico, Doutorado em ?Cognition & Instruction? pela Universidade de McGill por, colaborador do grupo de Física óptica do Prof. Eric Mazur, que inventou o método de ensino para grandes audiências com sistemas de "televoto".
Esperando que tenha despertado o vosso interesse, poderão aceder a mais informação na página do curso :
Instruções de inscrição e outras informações estão na págna do curso: mais informação : Ana Lídiasec-pg@ecsaude.uminho.pt
Agradece-se a divulgação possível.
Com os melhores cumprimentos,
Manuel João Costa
Organizador
(Prof. Auxiliar, Escola de ciências da Saúde, Universidade do Minho)
Arquivo de 2008