A edição de 2008 da Eco-Maratona Shell - que decorreu em Nogaro (França), nos passados dias 22 e 24 de Maio, com a participação de cerca de 200 equipas, 11 das quais portuguesas - contou com a presença da equipa do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, que alcançou o segundo lugar entre as equipas nacionais e ibéricas.
A participar pela terceira vez nesta prova, o carro liderado pela
equipa da UMinho (BebUMlitro), fez como melhor marca 1192 km/L,
tendo-se classificado em 16º lugar entre os 125 inscritos e as
cerca de 100 equipas que se conseguiram classificar na classe de
protótipos com motor de combustão interna. No âmbito nacional, e
Ibérico, a equipa da UMinho foi apenas suplantada pela equipa de
Coimbra, que tem um óptimo veículo, com desenvolvimento de quase
uma década.
Apesar das condições meteorológicas bastante adversas, de alguns
problemas técnicos e de um orçamento reduzido, a prestação
alcançada pode ser considerada excelente, visto que a competição
incluiu algumas equipas profissionais.
A prova consiste em percorrer a pista de Nogaro (mais de 3 km)
por 7 vezes a uma velocidade média de cerca de 30 km/h, gastando
o mínimo de combustível. No final a classificação é dada em
km/litro equivalentes a gasolina (participaram veículos a
hidrogénio, GPL, gasóleo, bio-combustíveis e solares).
O carro do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da
Universidade do Minho, o EconomicUM, é um veículo aerodinâmico de
3 rodas com 70 cm de altura, fabricado em fibra de carbono. O
motor é de 50cm3 a gasolina, desenvolvido de modo a ter o máximo
de rendimento (mínimo consumo). A injecção e ignição são
controladas por computador e o motor funciona segundo o ciclo
Miller, um tipo de motor que foi desenvolvido no Laboratório de
Motores num projecto suportado pela FCT. Partes do projecto foram
realizadas por vários alunos em estágio (alguns ERASMUS) nesse
Laboratório.
O projecto do veículo foi do Prof. Heitor Almeida, infelizmente
falecido há uns meses, tendo a maior parte do carro sido
construída por Eduardo Pereira (aluno). A electrónica do motor
foi afinada por Pedro Lopes, os pilotos foram Nuno Moreira e
Pedro Lopes, sendo Jorge Martins o chefe de equipa. O técnico foi
Júlio Caldas.
Esta iniciativa contou com o apoio do Departamento de Engenharia
Mecânica (e das oficinas), da Escola de Engenharia da UMinho, dos
Serviços de Acção Social da UMinho, que facultaram o transporte,
da JASIL, que produziu algumas peças, e da Câmara Municipal de
Guimarães. A pintura do carro foi alusiva a GUIMARÃES 2012
CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA.
A equipa espera poder competir ainda este ano na prova de
Inglaterra, no início de Julho, na pista de Rockingham.
Mais informação:
Prof. Jorge Martins
Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade do Minho
4800-058 Guimarães
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