default-header-news
Academia, 04.04.2008
Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios
Auditório B1, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
Enquadrada no âmbito do «Ano Europeu do Diálogo Intercultural», esta conferência, organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e do Núcleo de Estudos em Antropologia (NEA) do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, contará com a participação de investigadores de diversas ciências sociais e humanas, nacionais e estrangeiros.
Conferência Internacional - Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios
Auditório B1, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga,
4 de Abril de 2008, 9:00 - 18:30
Contará ainda com a participação da Dra. Rosário Farmhouse, Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural.
Esta conferência tem como objectivo principal debater os desafios inerentes à complexa e multifacetada realidade contemporânea, fortemente marcada pela diversidade cultural e pela procura de espaços de comunicação e entendimento.
Resulta hoje evidente a qualquer olhar que a facilidade de circulação de pessoas, bens e ideias se tornou um dos fenómenos mais marcantes das últimas décadas. Podemos apelidar este processo de «globalização», na condição de não esquecer que a par de uma certa uniformização cultural, se manifestam também formas de resistência e dissensão.
O confronto entre local e global, que define uma lógica de polarização com que, em boa medida, se construiu a modernidade, revela-se simultaneamente sugestiva e redutora. De facto, é no espaço difuso e liminar que separa estas duas ideias que importa focalizar nosso olhar. Que existe entre o local e o global? Entre a homogeneização cultural e a diversidade? Quais as dinâmicas identitárias subjacentes aos processos de hibridação cultural?
Nesta conferência não se pretende encontrar respostas unívocas para os dilemas e desafios inerentes ao diálogo intercultural, mas sim fomentar o debate de ideias em torno de questões que se nos afiguram de grande relevância e actualidade - debater a forma como se vão tecendo e se vão pensando as relações entre pessoas e grupos sociais, entre a ideia de Estado-Nação e a transformação da ideia de fronteira, entre os proveitos da globalização e a defesa da especificidade cultural, etc.
Para mais informações:
Rosa Cabecinhas (cabecinhas@ics.uminho.pt)
Luís Cunha (lmcunha@ics.uminho.pt)
________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105
gcii@reitoria.uminho.pt
Arquivo de 2008