O 4º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos terá lugar na próxima sexta-feira, dia 29 de Fevereiro, durante todo o dia, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Braga.
A competição consta de 6 jogos [Pontos e Quadrados, Semáforo,
Ouri, Amazonas, Hex e Rastros] e é dirigida aos estudantes dos
Ensinos Básico e Secundário de todos os níveis de escolaridade,
distribuídos por quatro categorias correspondentes aos três
ciclos do Ensino Básico [primeira, segunda e terceira categorias]
e ao Ensino Secundário [quarta categoria]. Para esta edição do
Campeonato, estão inscritos mais de 1300 participantes de cerca
de 280 escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país.
A cerimónia de entrega de prémios tem início previsto para as
17h00min, no auditório da Escola de Ciências da Universidade do
Minho. Os 12 primeiros lugares serão premiados com computadores
portáteis, os 12 segundos com leitores de mp3 e os 12 terceiros
com máquinas fotográficas digitais. Será ainda anunciado o
primeiro lugar, e distribuído o respectivo prémio, do concurso
_Inventa o teu jogo_. Para esta cerimónia estão já confirmadas as
presenças do Professor Doutor Nuno Crato, Presidente da Sociedade
Portuguesa de Matemática [SPM], e de Ana Noronha, Directora
Executiva da agência Ciência Viva.
A Comissão Organizadora do Campeonato Nacional de Jogos
Matemáticos conta com a colaboração da Associação Ludus, da
Associação dos Professores de Matemática [APM], da SPM, da
Universidade do Minho, do Museu de Ciência da Universidade de
Lisboa e do Programa Ciência Viva.
Os jogos têm sido uma fonte de prazer, interesse e fascinação
desde tempos longínquos, atravessando todas as culturas e povos.
O interesse pelo jogo é transversal a todas as idades e
facilmente se conjugam o interesse de amadores e o de
profissionais, o de cidadãos vulgares e o de eminentes
matemáticos. Mesmo para os que não apreciam os jogos em grupo
existem os _solitários_ ou as versões electrónicas, em que o
computador desempenha o papel de adversário. Para além do
entretenimento, os jogos apresentam um grande potencial cultural,
pedagógico e didáctico. E, acima de tudo, os jogos podem criar
motivação para o pensamento e a investigação matemáticos.
Com esta iniciativa, os promotores procuram contribuir para
despertar o gosto pela Matemática, uma melhor compreensão da sua
natureza, transmitir uma ideia da permanente vitalidade da
Matemática como ciência, estimular o interesse e a confiança na
Matemática dos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário,
desenvolver conhecimentos, aprendizagens e destrezas que se
constroem quando se joga [por exemplo, destrezas motoras, rapidez
de decisão, velocidade de raciocínio, solidariedade, imaginação,
criatividade e capacidade de criar estratégias], contribuir para
o desenvolvimento de uma abordagem informal a conceitos
matemáticos considerados demasiado abstractos, favorecendo a
interacção entre os alunos, motivar os alunos para o estudo da
Matemática, desenvolver o pensamento matemático e a capacidade e
a "arte" de resolver problemas por parte dos alunos, dar um
contributo inovador e enriquecedor ao ensino da Matemática,
responder ao entusiasmo dos alunos por este tipo de actividades,
sensibilizar os professores para a utilização do jogo como uma
experiência de aprendizagem significativa para os alunos, na sala
de aula e na escola, criar recursos específicos para o ensino e
aprendizagem da Matemática, exemplificar a relevância pedagógica
e didáctica do jogo, estimular o trabalho disciplinar e
interdisciplinar, aprofundar o conhecimento das relações entre os
jogos e a Matemática, contribuir para o reconhecimento da
presença sistemática da Matemática na sociedade e promover a
imagem social da Matemática.
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