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Academia, 22.11.2007
Cientistas por um dia
ECS - U.Minho
A Escola de Ciências da Saúde (ECS) e o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho organizam, a 22 e 23 de Novembro, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, a iniciativa ''Portas Abertas: Cientistas por um Dia''.

Esta iniciativa, que terá lugar nas novas instalações do ECS no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, tem como público-alvo alunos do ensino básico e secundário. Entre as acções a dinamizar destacamos a realização de experiências científicas, estruturadas, apelativas e didácticas, com o apoio de docentes e investigadores da ECS/ICVS.
O que vão fazer os Cientistas por um dia ?
Vão conhecer cientistas e o ambiente laboratorial; vão enganar os sentidos e perceber como funcionam; vão ver a vida que não se vê e reconhecer a importância dos microorganismos no ambiente e na saúde; vão descobrir um arco-íris escondido na tinta preta, com o auxílio de ferramentas moleculares; vão ver e saber como nos desenvolvemos, com a ajuda do embrião da galinha; vão extrair e sentir a molécula da vida (ADN); vão conhecer esse ADN, perceber que graças a ele somos iguais e diferentes e que com o seu auxílio podemos testar a paternidade e auxiliar a investigação forense. Acima de tudo?vão fazer !
Estação:Ácido/ Base (4º e 7º ano)
·         Ciência como forma eficaz e simples de resolução de problemas (não é preciso ser um ''cientista maluco'', eles podem fazer em casa com os pais e irmãos mais velhos).
·         Fazer com que todos os alunos (e não apenas os mais extrovertidos), participem activamente nas experiências e interpretação de resultados.
·         Fazer entender que os alimentos, detergentes e outros variados produtos têm propriedades ácidas, básicas ou neutras (desmistificar a ideia de que base é sinónimo de doce).
·         Fazer entender que existem ?escalas? de ácido-base.  Por exemplo, o limão é muito ácido enquanto que a água pode ser um pouco ácida.
·         Para os alunos do 7º ano, introduzir o conceito de pH como parâmetro que mede a acidez e alcalinidade (por exemplo, na publicidade aos sabonetes eles já devem ter ouvido falar em pH).
·         Para os alunos do 7º ano, compreender que a couve roxa não é uma poção mágica, mas que funciona como indicador de pH, através da mudança de cor.  
Estação : O arco-íris escondido na tinta preta (4º ano)
·         Identificar as cores primárias e quais destas dão origem às secundárias.
·         Reconhecer a finalidade do método de cromatografia.
·         Executar a separação das cores compostas por cromatografia em papel.
·         Interpretar os resultados obtidos por cromatografia em diferentes tipos de papéis.
Estação : Enganando os sentidos (4º e 7º ano)
·        Perceber que a velocidade do som varia com o estado físico da substância em que ele se está a propagar; perceber que existem três tipos básicos de sons: grave, médio e agudo.
·         Perceber que o olfacto e o paladar trabalham em cooperação.
·         Perceber que o que vemos (visão) e sentimos (tacto) não corresponde sempre à realidade, mas a uma realidade relativa.
Estação : A vida que não se vê (4º e 7º ano)
·         Conhecer diferentes formas de Vida.
·         Compreender a utilidade e funcionamento do microscópio óptico no âmbito da Microbiologia.
·         Observar seres unicelulares (leveduras e protozoários) e pluricelulares (fungos filamentosos), com ajuda do microscópio óptico.
·         Reconhecer a importância dos microorganismos na vida (ambiente/saúde).
Estação:Embriões de galinha (4º e 7º ano)
·         Ter a noção de que os embriões de vertebrados são muito semelhantes nos primeiros estados do desenvolvimento.
·          Observar embriões de galinha em diferentes estados do desenvolvimento.
·         Saber como se podem adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento embrionário humano.
Estação:Extracção do DNA da banana (7º ano)
·         Conhecer cientistas.
·         Conhecer um ambiente laboratorial.
·         Primeiras noções do que é o DNA.
·         Saber que é possível ver o DNA, mas só em grande quantidade.
·         Saber que todos os seres vivos têm DNA.
·         Realizar um protocolo experimental simples.
Estação : Investigação Criminal (10 e 12º ano)
·         Saber que o DNA se pode separar em padrões característicos
·         Saber que o padrão de DNA permite identificar um individuo
·         Conhecer protocolos que permitem isolar DNA de diferentes origens
·         Conhecer quais as situações reais nas quais se usa  a técnica de análise do DNA, nomeadamente testes de paternidade e investigação forense.
Responsável pela Iniciativa : Profª Doutora Isabel Palmeirim
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