torga
Academia, 13.10.2007
CAMINHADA TORGUIANA PELO GERÊS
Gerês
No âmbito das iniciativas que promovem para assinalar o centenário do nascimento do escritor português Miguel Torga, os Serviços de Documentação da Universidade do Minho convidam os utentes das bibliotecas da Universidade para uma caminhada.



INFORMAÇÕES

Data: 13 de Outubro de 2007

Hora de saída/chegada: 9 horas às 16h30m

Local de partida/chegada:

* Junto à rotunda do Campus de Gualtar

* Transporte gratuito em autocarro do Campus de Gualtar até ao Campo do Gerês (ponto de início da caminhada) e da Vila do Gerês (ponto final da caminhada) até ao Campus de Gualtar

Características da caminhada:

* Percurso: Campo do Gerês - Lamas - Miradouro da Boneca - Miradouro da Fraga Negra - Vila do Gerês

* Extensão: Cerca de 10 km

* Duração: Cerca de 4 horas

* Grau de dificuldade: Médio/baixo

Outras informações:

* Durante a realização da caminhada estão previstas algumas paragens em que serão lidos poemas e/ou extractos de textos de Miguel Torga pelo Sindicato de Poesia de Braga.

* Numa dessas paragens aproveitar-se-á para fazer uma refeição ligeira, pelo que os participantes na caminhada deverão transportar um pequeno farnel.

Observações e recomendações práticas:

1 - O percurso da caminhada poderá ser realizado por qualquer pessoa saudável e sem limitações para caminhar. O percurso é considerado com nível de dificuldade médio/baixo, por ser curto mas apresenta alguns desníveis um pouco acentuados, especialmente na parte final e descendente.

2 - Recomenda-se o uso de calçado confortável (preferencialmente botas impermeáveis, mas sapatilhas de desporto também poderão ser utilizadas), uma vez que os pés são o elemento fundamental nesta actividade.

3 - Recomenda-se o uso de roupa confortável. Dado que estamos num período de instabilidade e transição entre estações, sugere-se a utilização de duas ou mais camadas de roupa no tronc (t-shirt interior, sweat-shirt/polar/camisola, etc.), que se poderão vestir/despir de acordo com a temperatura. É indispensável transportar um blusão/casaco impermeável (de preferência respirável). É recomendável levar chapéu se estiver sol, ou gorro se estiver frio.

4 - O farnel para a refeição ligeira que se realizará no Miradouro da Boneca deve ser nutritivo mas leve. Não transporte mais do que o tem a certeza que vai comer (lembre-se que é o seu corpo que suportará o peso). Barras energéticas ou de cereais, fruta (particularmente banana), frutos secos, bolachas e chocolates são alguns dos alimentos adequados para esta actividade, uma vez que são muito energéticos/nutritivos e simultaneamente leves.

5 - Não se esqueça de levar água. Pelo menos 1 litro por pessoa (1,5 ou 2 litros para as pessoas que costumam ter mais necessidade de líquidos).

6 - Transporte os alimentos, a água e a roupa que não estiver vestida numa mochila, que deverá ser tão confortável quanto possível.

7 - Se gosta de fotografia, não se esqueça da máquina.

Inscrição:

*Os interessados deverão inscrever-se, até ao próximo dia 11 de Outubro, nos balcões de atendimento das Bibliotecas da Universidade do Minho, ou enviando uma mensagem com o assunto ''Caminhada Torguiana'' com o seu nome e contacto telefónico para o endereço severina@sdum.uminho.pt.

* Apenas se poderá assegurar o transporte entre o Campus de Gualtar e os pontos de início e do fim do percurso da caminhada para os primeiros 45 inscritos.

Arquivo de 2007