Foi aprovado no dia 4 de Julho de 2007, pela Direcção Geral do Ensino Superior, a Licenciatura em Educação Básica. Este curso surge em substituição das licenciaturas existentes (em Educação de Infância e em Ensino Básico do 1º Ciclo).
Este apresenta uma vocação essencialmente preparatória para os
mestrados profissionalizantes, que conferem habilitação para a
docência generalista, do ensino pré-escolar ao 6º ano de
escolaridade, ou seja, para se ser educador de infância ou
professor do 1º e do 2º ciclos do Ensino Básico.
Nos termos do decreto-Lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro, os
educadores de infância e professores só adquirem habilitação para
a docência depois de concluírem uma licenciatura e um mestrado
específicos (válido para ingressos a partir de 2007/2008). A nova
legislação sobre formação de educadores de infância e professores
do ensino básico e secundário define para todas as instituições
portuguesas, sem excepção, os princípios, modelo de formação e
componentes que devem integrar os planos de estudo.
Contudo, o carácter abrangente do curso confere competências que
habilitam também para o desempenho de funções em contextos
formais e não formais de complemento e enriquecimento das
actividades escolares. De uma forma mais específica, algumas
destas funções poderão ser: actividades curriculares e de
enriquecimento curricular (apoio ao estudo acompanhado;
elaboração de materiais e recursos didácticos; colaboração em
projectos de inovação pedagógica; etc.); actividades
extracurriculares (ocupação de tempos livres com actividades de
expressões artísticas, tecnológicas e desportivas e de apoio ao
estudo; animação de bibliotecas e mediação leitora no âmbito da
literatura de recepção infanto-juvenil, etc.); actividades
de apoio à integração escolar da criança (acompanhamento do
estudo em crianças hospitalizadas ou impossibilitadas de
frequentar temporariamente a escola; apoio escolar a crianças
imigrantes; apoio a crianças com necessidades educativas
especiais, etc.).
Com base no quadro legal definido, o Instituto de Estudos da
Criança (IEC) da Universidade do Minho, desenhou um projecto de
formação exigente e adequado às necessidades dos futuros
profissionais, no contexto da filosofia de Bolonha e das
realidades escolares.
Tal como prevê o espírito do Modelo de Bolonha, o processo está
mais centrado no trabalho do aluno e na diversificação de
metodologias de ensino e avaliação. Assim, o curso passa a ter
disciplinas semestrais; há uma redução do número de unidades
curriculares por semestre e da carga horária, sendo estes
aspectos que visam facilitar a mobilidade e a legibilidade dos
projectos de ensino/formação no espaço europeu.
Provas específicas de acesso: Português ou História ou Matemática
Vagas: 68 (a confirmar brevemente).
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