O autódromo do Estoril recebeu, no passado dia 26 de Maio, a final do Desafio Seat by BPN. Os representantes da academia minhota Carlos Dias, de Sistemas de Informação, e Marco Teixeira, de Engenharia Electrónica, trouxeram para casa o 8º lugar na geral. A competição inseriu-se no programa do fim-de-semana juntamente com o PTCC (Campeonato Português de Turismos), o Campeonato Espanhol de GT e os Fórmula 3.
Treinos atribulados
As sessões de qualificação iniciaram-se logo pela manhã, estando
divididas em duas partes de 25 minutos. Na primeira, a
Universidade do Minho (UM) fez-se representar por Marco Teixeira.
O piloto de Engenharia Electrónica não teve muita sorte, já que
não conseguiu evitar duas saídas de pista. A primeira surgiu logo
na volta de saídas das boxes, mas foi com facilidade que
conseguiu levar o carro de regresso à pista, porém, a segunda foi
mais violenta. Uma desatenção na parabólica Ayrton Senna levou o
Seat Leon de encontro ao muro interior. Com o carro danificado,
Marco não conseguiu alcançar melhor do que o penúltimo tempo da
grelha. O melhor tempo foi alcançado por José Dias em
representação da Universidade Fernando Pessoa.
Chegada a segunda sessão de treinos era altura dos restantes 20
pilotos mostrarem o seu valor. Desta feita era a vez de Carlos
Dias se sentar ao volante do Seat Leon. No entanto, devido ao
acidente do seu companheiro de equipa, os primeiros minutos da
sessão foram passados nas boxes enquanto os mecânicos reparavam
os estragos feitos na frente do carro. Mesmo com piso húmido,
consequência da chuva que se fez sentir na noite anterior, Carlos
forçou o andamento e viu o seu esforço retribuído com um lugar na
sétima posição. Nesta sessão a "pole position" sorriu a Bruno
Sequeira da Universidade de Coimbra.
As corridas
Depois das sessões de treino algo atribuladas, chegava altura da
corrida. Esta, tal como os treinos, estava dividida em duas
etapas com dez voltas cada. A ocupar a penúltima posição da
grelha, Marco Teixeira teve um pequeno desentendido com um
comissário que o fez ficar para trás logo no arranque. No
entanto, rapidamente se aproximou dos pilotos que rodavam à sua
frente, acabando por travar uma interessante luta pela 16ª
posição que durou quase até ao final da corrida. Com um andamento
mais forte que os seus adversários directos, Marco conseguiu
desembaraçar-se destes, porém, o restante pelotão já estava
demasiado longe para conseguir anular a desvantagem. Pelo meio,
um aparatoso acidente entre Tiago Monteiro (Universidade de
Trás-os-Montes e Alto Douro) e Paulo Rodrigues (Universidade do
Algarve) fez com que Marco subisse dois lugares, terminando em
14º, e amealhasse 12 pontos para a equipa da UM. A vitória da
corrida coube a Formosinho Sanchez, do Instituto Português de
Administração e Markting, que tinha arrancado do sétimo lugar.
A segunda corrida mostrou que não fosse um mau arranque e talvez
a UM pudesse ter chegado ao pódio. A arrancar do sétimo lugar,
Carlos Dias caiu duas posições e, tal como nos treinos, viu-se
obrigado a forçar o andamento para tentar alcançar um bom
resultado. Começando aí uma série de ultrapassagens, o piloto de
Sistemas de Informação chegou ao 4º posto quando faltavam apenas
duas voltas para o fim. Até lá manteve a posição o que permitiu
juntar 23 pontos aos 12 que a UM já tinha. O grande vencedor da
corrida foi Bruno Sequeira, da Universidade de Coimbra, que já
tinha feito o melhor tempo dos treinos.
Universidade de Évora ganha a geral
Sem nunca ter ganho uma corrida, os pilotos da Universidade de
Évora (UE) mostraram que a regularidade também traz vantagens.
Assim, com um quatro lugar na primeira corrida, conseguido por
Bruno Castanheira, e um segundo, por Henrique Grácio, a UE
amealhou 50 pontos, mais dois do que a Universidade de Coimbra.
No último lugar do pódio ficou a Universidade da Beira Interior
que juntou 41 pontos. A Universidade do Minho ficou-se pelo 8º
posto com 35 pontos.