A Edit Value - Spin-Off Académico da Universidade do Minho, no âmbito da Campanha "Empreendedorismo XXI", encontra-se a promover uma tertúlia sobre "Empreendorismo Qualificado".
Com a elevada taxa de desemprego que temos vindo a assistir nos
últimos anos, a Edit Value entendeu oportuno debater sobre um
tema ainda pouco explorado: o "Empreendedorismo Qualificado". No
mundo global em que vivemos, assistimos a uma importância
crescente das competências técnicas e intelectuais dos nossos
empreendedores para que possam competir no mundo empresarial.
Mas, poderá o "Empreendedorismo Qualificado" ser encarado como
uma saída profissional promissora e como uma medida de
rejuvenescimento do tecido empresarial português?
Numa tentativa de contribuir para uma resposta a esta pergunta, o
painel de convidados para a tertúlia será moderado pelo Dr.
Carlos Menezes (Director do Centro de Emprego IEFP de Braga).
O painel é composto pelos seguintes oradores: Prof.ª Doutora Ana
Paula Marques (Coordenadora Científica do Projecto MeIntegra);
Dr. Avelino Pinto (Director da Spin Valor e do Spin Park); Eng.
Sérgio Costa (Administrador do Spin-Off Simbiente); e, Pedro
Soares (Presidente da Associação Académica da Universidade do
Minho).
Também enquadrado com a Campanha Edit Value "Empreendedorismo
XXI", importa lembrar que foi publicado em Abril último, um
estudo da Edit Value Empresa Júnior protagonizado por Andreia
Leite (Gestão) e Filipe Oliveira (Relações Internacionais),
subordinado ao tema "Empreendedorismo e Novas Tendências".
Disponível em
www.editvalue.com
, o trabalho
considera que o "Empreendedorismo em Portugal ainda está muito
"verde", uma vez que os portugueses apesar da vontade de serem
empreendedores têm medo de arriscar". Com a "globalização que
temos vindo a assistir, as ideias têm de ser cada vez mais
inovadoras e competitivas para que possam concorrer a nível
mundial. (...) É preciso fomentar o espírito empreendedor e a
capacidade de iniciativa para que possamos rejuvenescer o tecido
empresarial em Portugal e dinamizar a nossa economia".
O estudo em causa pretende elucidar potenciais promotores de
negócios, fomentar a abordagem da temática na sociedade civil e
sensibilizar para a actualidade premente do Empreendedorismo em
Portugal. O estudo realça a importância da atitude empreendedora,
apresentando vários factores a considerar na criação do próprio
negócio.