É com imensa satisfação que comunicamos que a Revista Portuguesa de Educação foi classificada como Revista Internacional A na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.
Os periódicos foram avaliados segundo um bloco de exigências
objetivas, sendo elas: normalização, publicação, circulação,
autoria e conteúdo e gestão editorial. Além da avaliação
objetiva, foi realizada uma apreciação qualitativa em que foram
considerados aspectos tais como a tradição do periódico e sua
inserção na área.
Para tanto, foi valorizada a política editorial que apresenta o
foco claramente direcionado para questões educacionais,
demonstrado na tematização de questões contemporâneas,
trazendo contribuições inovadoras à pesquisa educacional por meio
de artigos de interesse amplo, constituindo-se em referência na
área. Também foram considerados outros indicadores tais como a
diversificação e qualificação dos autores, dos editores, dos
pareceristas e conselheiros.
A classificação final do periódico foi determinada assim por
essas duas dimensões da avaliação, ou seja, o cumprimento dos
critérios de ordem técnica como a normalização e garantia de
determinadas condições de edição e circulação e a inserção
qualificada na área
A Revista Portuguesa de Educação, desde há muito classificada
como Internacional B neste sistema QUALIS da CAPES, obteve, nesta
avaliação de 2007, 57,5 pontos dos 60 possíveis.
No ano em que a RPE comemora o seu vigésimo aniversário, este é
um bom motivo para nos congratularmos todos@iep.