default-header-news
Academia, 04.05.2007
Recolha de óleo alimentar usado
UMinho
Com o objectivo de dar um encaminhamento adequado aos óleos alimentares usados, prevenindo a sua descarga nos colectores municipais e contribuindo para uma melhor qualidade ambiental, o CVR - Centro para a Valorização de Resíduos, desenvolve a actividade de produção de biodiesel a partir de óleos vegetais alimentares usados.
O CVR ? Centro para a Valorização de Residuos dispõe, desde Maio de 2006, de um equipamento para a produção de biodiesel a partir de óleos alimentares usados. O óleo alimentar usado é recolhido nas cantinas da Universidade do Minho, em restaurantes e através de recolha selectiva em diversos pontos de entidades com as quais o CVR firmou parcerias para o efeito. A utilização de óleos alimentares usados para o fabrico de biodiesel tem várias vantagens:
- diminui os problemas provocados pela descarga de óleos vegetais nas ETAR's, como o entupimento de condutas;
- é um combustível alternativo ao gasóleo, reduzindo a dependência externa em combustíveis fósseis;
- reduz a poluição atmosférica, nomeadamente a emissão de particulas e de dióxido de enxofre;
- é uma fonte de energia renovável, reduzindo a emissão de gases de estufa como o dióxido de carbono.
Tendo em consideração as diversas vantagens ambientais, sociais e económicas da utilização de óleos alimentares usados no fabrico de biodiesel, o CVR está a desenvolver uma campanha com vista a incrementar a sua capacidade de recolha de óleos alimentares usados. Neste sentido,manifesta-se a disponibilidade para receber óleos usados produzidos por particulares.
O óleo alimentar usado deverá ser acondicionado em garrafas ou garrafões de plástico (por exemplo, garrafas ou garrafões de água) e posteriormente entregue no CVR no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães,para reciclagem.
CVR ? Centro para a Valorização de Resíduos, 
Campus de Azurém da Universidade do Minho,
4800-058 Guimarães
Telef. 253513064     
Fax: 253554047
Arquivo de 2007