default-header-news
Academia, De 07.05.2007 a 08.05.2007
Contos de Cores e Sabores - IX Jornadas do Conto
Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga
Decorrem, de 7 a 8 Maio de 2007, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, as IX Jornadas do Conto que, mais uma vez, trazem à região de Braga contadores de vários países e histórias em várias línguas, para dois dias de Contos de Cores e Sabores.
Cores e Sabores povoam os contos tradicionais em todo o mundo, criando pela palavra mundos de sensações, estimulando sentidos e emoções. Cores e Sabores que são retomados pelos contadores urbanos contemporâneos, através da recriação dos contos tradicionais, ou da criação de novas cores e novos sabores, novos contextos, novas simbologias. Pela palavra e gesto dos contadores de histórias de hoje, o público do Minho vai poder viajar em várias línguas para mundos fantásticos ou quotidianos e ser transportado para o mundo dos contos, de tons alegres ou sombrios, de sabores variados e de personagens de todas as cores.
A IX edição das Jornadas do Conto inclui diversas actividades, entre as quais um seminário que terá como linhas de orientação a reflexão sobre as transformações e as novas tendências dos repertórios do conto oral contemporâneo em ambiente urbano; a análise sobre os modos de organização, de transmissão e de performance dos novos contadores de histórias em Portugal, noutros países europeus (nomeadamente Espanha, França e Reino Unido) e também em comunidades portuguesas no estrangeiro (nomeadamente Canadá); e finalmente a contribuição para a compreensão da função do conto nas sociedades contemporâneas e principais tendências temáticas e estéticas do conto no contexto multicultural e de globalização que define a sociedade do nosso tempo.
O programa conta ainda com acções de formação na universidade, contos na cidade, assim como  contos nocturnos (Salão Medieval às 21h30) : espectáculo luso-canadiano de Jacques Pasquet e Isabel Pereira nos dias 7 de Maio e, como habitualmente, na última noite, dia 8 de Maio, realizar-se-á um Serão de Contos onde estarão presentes todos os contadores.
Para mais informações:
Comissão Organizadora:
Instituto de Letras e Ciências Humanas,
Maria Eduarda Keating, Sofia Afonso, Marie-Manuelle Silva ou Virgínia Gonçalves.
Arquivo de 2007