default-header-news
Academia, 28.05.2007
Actividade pedagógica desenvolvida no Curso de Medicina da UMinho é publicada na revista on-line PloS ONE
Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
Professores da Escola de Ciências da Saúde da UMinho desenvolveram uma abordagem pedagógica para os alunos do curso de medicina (adaptável a alunos de qualquer curso de ciências biológicas) que permite a aprendizagem e o uso de ferramentas de bioinformática na pesquisa e análise de dados sobre informação genética. A descrição desta actividade educacional será publicada na revista PloS ONE no dia 30 de Maio.
A importância do desenvolvimento de iniciativas pedagógicas desta natureza e a sua inclusão no currículo médico é pertinente tendo em conta os avanços recentes no campo da genética.

De tal forma tem aumentando a informação genética disponível em bases de dados de livre acesso que se antecipa a sua grande utilidade na prática clínica. Como exemplo, o crescente investimento na farmacogenómica e terapia personalizada com base no genoma individual enfatiza a necessidade dos médicos se familiarizarem com a genética, bioinformática e obtenção de informação.

Por estas razões, a inclusão da aprendizagem da bioinformática no contexto da medicina tem sido sugerido por entidades como a Association of American Medical Colleges. A abordagem de aprendizagem que agora se publica enquadra-se nestas recomendações e pode ser adaptada a diferentes contextos biomédicos e clínicos.
O desenvolvimento de estratégias alternativas de aprendizagem enquadra-se no currículo, inovador em Portugal, do curso de medicina da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.
Arquivo de 2007