Professores da Escola de Ciências da Saúde da UMinho desenvolveram uma abordagem pedagógica para os alunos do curso de medicina (adaptável a alunos de qualquer curso de ciências biológicas) que permite a aprendizagem e o uso de ferramentas de bioinformática na pesquisa e análise de dados sobre informação genética. A descrição desta actividade educacional será publicada na revista PloS ONE no dia 30 de Maio.
A importância do desenvolvimento de iniciativas pedagógicas desta
natureza e a sua inclusão no currículo médico é pertinente tendo
em conta os avanços recentes no campo da genética.
De tal forma tem aumentando a informação genética disponível em
bases de dados de livre acesso que se antecipa a sua grande
utilidade na prática clínica. Como exemplo, o crescente
investimento na farmacogenómica e terapia personalizada com base
no genoma individual enfatiza a necessidade dos médicos se
familiarizarem com a genética, bioinformática e obtenção de
informação.
Por estas razões, a inclusão da aprendizagem da bioinformática no
contexto da medicina tem sido sugerido por entidades como a
Association of American Medical Colleges. A abordagem de
aprendizagem que agora se publica enquadra-se nestas
recomendações e pode ser adaptada a diferentes contextos
biomédicos e clínicos.
O desenvolvimento de estratégias alternativas de aprendizagem
enquadra-se no currículo, inovador em Portugal, do curso de
medicina da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.