default-header-news
Academia, 11.04.2007
Nanotecnologia, a vantagem da coisa pequena
UMinho
O Professor José Rivas Rey, investigador na Universidade de Santiago de Compostela e presidente do Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento, é o orador do próximo Colóquio de Física, uma iniciativa do Centro de Física que se realiza no dia 18 de Abril, pelas 15 horas, no anfiteatro B1.10, no campus de Azurém (Guimarães) da Universidade do Minho.
"Nanotecnologia, a vantagem da coisa pequena" é o tema da sessão em que se discutirão os benefícios da tecnologia baseada na capacidade de medir, manipular e organizar matéria à escala do nanómetro. Considerada a antecâmara da próxima revolução industrial, com impactes económicos e sociais marcantes, a nanotecnologia apresenta um enorme potencial de aplicações industriais, técnicas e científicas. Embora já presente em alguns dispositivos e bens de consumo (automóveis, vestuário, software, computadores, telemóveis, electrodomésticos), a verdadeira realidade nanotecnológica poderá demorar algumas décadas a ser alcançada.
Professor Catedrático em Física, José Rivas Rey lidera um grupo de investigação em Nanotecnologia e Magnetismo na Universidade de Santiago de Compostela, e possui uma extensa e reconhecida produção científica na área. Tem desenvolvido métodos inovadores de preparação de nanopartículas magnéticas  que mereceram a aprovação de várias patentes nos EUA e na Europa. 
Para esclarecimentos adicionais, contactar: 
Colóquios de Física - Doutor Senentxu Lanceros-Mendez                                 
Fax:351 253 678 981
Tel.: 351 253 604 065
e-mail: lanceros@fisica.uminho.pt
Website:
Arquivo de 2007