A EDIT VALUE - Spin-Off Académico da Universidade do Minho apresentou um estudo da EDIT VALUE Empresa Júnior denominado "Empreendedorismo e Novas Tendências". Os autores do trabalho são Andreia Leite (aluna de Gestão) e Filipe Oliveira (aluno de Relações Internacionais).
Disponível em
www.editvalue.com
, o trabalho foi
apresentado no Hall do CP2, no Campus de Gualtar da Universidade
do Minho, no âmbito da Campanha "Empreendedorismo XXI" (promovida
pela EDIT VALUE) e da 4.ª edição da Feira de Emprego (realizada
entre os dias 16 e 18 de Abril pela Associação Académica da
Universidade do Minho).
O estudo considera que o "Empreendedorismo em Portugal ainda está
muito 'verde', uma vez que os portugueses apesar da vontade de
serem empreendedores têm medo de arriscar". Com a globalização
que temos vindo a assistir, as ideias têm de ser cada vez mais
inovadoras e competitivas para que possam concorrer a nível
mundial. (...) É preciso fomentar o espírito empreendedor e a
capacidade de iniciativa para que possamos rejuvenescer o tecido
empresarial em Portugal e dinamizar a nossa economia".
O projecto apresentado pretende dar resposta às mais variadas
questões associadas ao Empreendedorismo. Começa por uma abordagem
generalista aos conceitos, prosseguindo com uma análise ao
Empreendedorismo Qualificado e à sua relação/articulação com a
universidade. A problemática do financiamento da iniciativa
empreendedora, questão que surge como determinante central do
Empreendedorismo (sobretudo em Portugal), não é esquecida.
Posteriormente, é feita uma análise à situação portuguesa do
Empreendedorismo, sendo realizada uma abordagem às novas
tendências no que concerne a oportunidades e sectores em expansão
no nosso país. Por último, são ainda abordados os casos de três
jovens empresas sedeadas na região Minho.
Os autores deste trabalho, alunos da Universidade do Minho,
adiantam que "há potencial empreendedor em Portugal", esperando
ter contribuído com o estudo desenvolvido para impulsionar o
Empreendedorismo nacional.