Realizar-se-á no dia 2 de Maio de 2007, no Auditório do Instituto de Estudos da Criança, no Campus de Gualtar pelas 16 horas, uma conferência intitulada de ?A Educação Física no Ensino Básico do 1.º Ciclo. A Inclusão de Crianças com Deficiência Mental?. Esta conferência é iniciativa do NAIECUM (Núcleo de Alunos do Instituto de Estudos da Criança).
A actividade física, a motricidade e o desporto devem constituir
parte integrante na intervenção pedagógica e terapêutica junto da
pessoa com deficiência mental, na medida em que assumem um papel
determinante nos diversos domínios do desenvolvimento global do
ser humano.
Para além dos conhecidos benefícios psicomotores que da
participação da população com deficiência mental na disciplina de
Educação Física e Psicomotricidade podem advir, parece merecer
grande relevância a sua influência no desenvolvimento
psico-afectivo destes alunos.
Este estudo tem como finalidade conhecer os benefícios
psicossociológicos da Educação Física e Psicomotricidade num
grupo de alunos, por meio da comparação entre um período em que
tinham a disciplina, com outro em que deixaram de a ter. Para
tal, são tidos em consideração os relatos de pais e/ou
encarregados de educação, relativamente a aspectos que se prendem
com as temáticas das relações sociais, a motivação, a auto-estima
e o equilíbrio emocional.
Nesta investigação concluímos que a disciplina de Educação Física
e Psicomotricidade, enquanto oportunidade de interacção com os
outros, promove as relações interpessoais, a comunicação, a
autonomia, a responsabilização pessoal, a adopção de hábitos de
exercício físico e de alguns comportamentos socialmente
positivos. Contrastando com a tendência da sociedade em geral,
que comummente rejeita e exclui a pessoa com deficiência, a
Educação Física e Psicomotricidade surte efeitos positivos ao
nível da regulação emocional, enquanto estratégia de comunicação
e exteriorização de emoções e angústias, promovendo a satisfação
física, o bem-estar psicológico, o prazer e o ânimo nas suas
vidas. Todos estes aspectos têm uma influência directa no "Eu,
nós e os outros?"
Por outro lado, a Educação Inclusiva é hoje um dos desejos de uma
sociedade que ainda censura e discrimina os seus deficientes.
Maior dignidade, respeito e integração é o que actualmente a
educação inclusiva vai procurar propiciar à sua sociedade. O seu
maior desafio é transformar as mentalidades preconceituosas
instaladas, desencadeando um movimento colectivo capaz de, ao
longo dos anos, através da acção de profissionais da educação,
mudar este panorama.
Desta forma, é necessário que ocorram algumas alterações e
superações na Educação Física Escolar, na medida em que esta, nas
escolas destinadas a deficientes mentais, é abordada como
educação física especial ou adaptada. Nas escolas ditas
?normais?, é abordada como uma educação física referenciada na
biologia e selectividade.
Agora, com nova Lei de Bases do Sistema Educativo, a Educação
Física deverá ser leccionada de acordo com as necessidades do
aluno, seja ele deficiente ou não, o que vem alterar de forma
significativa o olhar para o mesmo.
Com tudo isto, pretende-se que as mentalidades comecem a mudar,
começando, assim, com futuros Professores do 1.º ciclo, que terão
de vivenciar esta problemática.
contactos
NAIECUM - Núcleo de Alunos do Instituto de Estudos da
Criança
Email:
naiecum@gmail.com