Mais do que uma curta - mas significativa - história da Licenciatura, as Jornadas de Comunicação Social da Universidade do Minho representam um comprometimento sério dos seus alunos com a actualidade e com a sua própria aprendizagem.
Nomes firmados e de qualidade são a principal aposta. Uma das
novidades é a estreia de uma mesa dedicada à Semiótica, como
disciplina de grande importância para o total entendimento do
acto comunicativo. Os debates afectos às cadeiras de
laboratório - Jornalismo, Produção e Realização Audiovisual,
Publicidade e Relações Públicas - voltam à sua estrutura
antiga: cada uma toma conta de um painel, sem se neutralizar as
intertextualidades possíveis.
A arquitectura destas Jornadas é da responsabilidade do Grupo dos
Alunos de Comunicação Social da UM (GACSUM) em colaboração com a
Direcção de Curso de Comunicação Social da Universidade do Minho.
É uma parceria impossível de quebrar: só a proximidade e as
necessidades de uns conjugadas à disponibilidade e aos
conhecimentos dos outros podem encontrar os melhores interesses
de todos.
Programa
27 de Março
Sessão de Abertura, 09h00
Moisés Martins (presidente do ICS), Felisbela Lopes (directora do
Curso de Comunicação Social), Hugo Torres (Presidente do GACSUM)
Reputações virtuais - 10h30
Jaime Teixeira (Futebol Clube do Porto), Paulo Brandão
(Teatro-Circo), Vasco Ribeiro (Universidade do Porto). M: Helena
Sousa.
Futuro sem intermediários - 14h00
José Alberto Carvalho (RTP), Pedro Leal (Rádio Renascença),
Sérgio Gomes (Público), Paulo Ferreira (Jornal de Notícias). M:
Manuel Pinto.
Lançamento dos livros Comunicação e Lusofonia Para uma Abordagem
Crítica da Cultura e dos Media, de Moisés Martins, Helena Sousa e
Rosa Cabecinhas; e Marcas e Identidades, de Teresa Ruão.
Apresentação de Moisés Martins, às 17h30.
28 de Março
Imagem dispensa palavra - 09h30
Anabela Gradim (Universidade da Beira Interior), Teresa Cruz
(Universidade Nova de Lisboa). M: Moisés Martins.
Conferência de Bill Kovach*, autor de Os Elementos do Jornalismo,
11h30
M: Joaquim Fidalgo.
* em colaboração com o Clube dos Jornalistas
Um emprego de Verão no Johnson City Press Chronicle convenceu-o a
ser jornalista. Hoje uma referência no seu universo profissional,
este norte-americano de origem albanesa a quem chamam Bill Kovach
dirige parte do seu interesse para os direitos civis, pobreza e
assuntos políticos. Esteve duas décadas no The New York Times,
passou pelo Atlanta Journal-Constitution, fundou ainda o
Committee of Concerned Journalists. Perdeu-se um biólogo marinho?
Os novos criativos - O consumidor-criador, 14h30
Pedro Pacheco (criativo), Maria João Vasconcelos, Augusto Fraga
(realizador de filmes publicitários). M: Sara Balonas
Exibição do spot de promoção para a realização do teste
VIH/SIDA, da autoria de Edna Ramos, Elisabete Morais, Flávio
Matos, Manuel Costa e Manuela Couto, alunos finalistas do curso
de Comunicação Social da UM (vencedores do concurso promovido
pela Comissão Nacional de Luta contra a SIDA)
Vídeo assalta película, 16h30
Rodrigo Areias, Augusto Fraga, Vânia Gonçalves, João Rei Lima,
Gustavo Fernandes´(realizadores) . M: Branco da Cunha.