O protocolo surge na sequência da implementação do Processo de Bolonha e no âmbito da realização dos Estágios Pedagógicos dos Cursos vocacionados para o Ensino Básico e Secundário. Com a colaboração agora estabelecida é criada uma rede de Instituições cooperantes tendo em vista também colaborações mais abrangentes.
Para além da Universidade do Minho, assinam o protocolo 34
Agrupamentos e 24 Escolas de toda a Região Norte.
As Escolas Cooperantes comprometem-se a apoiar a organização das
actividades de Iniciação à Prática Profissional, incluindo a
Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito dos Mestrados em
Ensino e Educação Pré-Escolar que a Universidade do Minho se
propõe desenvolver.
A Universidade compromete-se a apoiar o desenvolvimento
organizacional das Escolas Cooperantes, bem como o
desenvolvimento profissional dos seus professores,
nomeadamente:
- participando no desenvolvimento da qualidade do ensino, da
formação e de projectos sócio-educativos nas escolas
cooperantes;
- promovendo actividades de investigação e desenvolvimento no
domínio da educação, em modalidades de formação, consultadoria e
avaliação, designadamente através de iniciativas científicas,
pedagógicas e culturais, do desenvolvimento de e-learning, da
produção de materiais pedagógico-didácticos, de acções de
promoção de sucesso educativo e integração social, do apoio à
concepção e avaliação de projectos educativos e de cooperação/
intercâmbio (inter)nacional e, ainda, de apoio à indução
profissional em período probatório;
- proporcionando, aos orientadores cooperantes, formação contínua
acreditada e formação pós-graduada em condições especiais de
acesso e frequência, nos domínios relevantes para o exercício das
suas funções;
- facilitando o acesso de professores e alunos às instalações,
equipamentos técnicos, serviços e unidades de investigação,
envolvendo, entre outras actividades, a realização de
experiências laboratoriais e sessões de informação de índole
vocacional.
Com a criação desta rede de Escolas Cooperantes, que incui
contextos educativos diversificados (estabelecimentos de educação
pré-escolar e ensino básico e secundário, da rede pública,
particular e cooperativa), pretende-se garantir condições de
qualidade para a realização das actividades de Iniciação à
Prática Profissional, incluindo a Prática de Ensino
Supervisionada.