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Academia, 02.04.2007
UMinho e Escolas da região assinam protocolo para o desenvolvimento de Estágios dos Cursos de Ensino
Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, Braga
O protocolo surge na sequência da implementação do Processo de Bolonha e no âmbito da realização dos Estágios Pedagógicos dos Cursos vocacionados para o Ensino Básico e Secundário. Com a colaboração agora estabelecida é criada uma rede de Instituições cooperantes tendo em vista também colaborações mais abrangentes.
Para além da Universidade do Minho, assinam o protocolo 34 Agrupamentos e 24 Escolas de toda a Região Norte.

As Escolas Cooperantes comprometem-se a apoiar a organização das actividades de Iniciação à Prática Profissional, incluindo a Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito dos Mestrados em Ensino e Educação Pré-Escolar que a Universidade do Minho se propõe desenvolver.

A Universidade compromete-se a apoiar o desenvolvimento organizacional das Escolas Cooperantes, bem como o desenvolvimento profissional dos seus professores, nomeadamente:

- participando no desenvolvimento da qualidade do ensino, da formação e de projectos sócio-educativos nas escolas cooperantes;

- promovendo actividades de investigação e desenvolvimento no domínio da educação, em modalidades de formação, consultadoria e avaliação, designadamente através de iniciativas científicas, pedagógicas e culturais, do desenvolvimento de e-learning, da produção de materiais pedagógico-didácticos, de acções de promoção de sucesso educativo e integração social, do apoio à concepção e avaliação de projectos educativos e de cooperação/ intercâmbio (inter)nacional e, ainda, de apoio à indução profissional em período probatório;

- proporcionando, aos orientadores cooperantes, formação contínua acreditada e formação pós-graduada em condições especiais de acesso e frequência, nos domínios relevantes para o exercício das suas funções;

- facilitando o acesso de professores e alunos às instalações, equipamentos técnicos, serviços e unidades de investigação, envolvendo, entre outras actividades, a realização de experiências laboratoriais e sessões de informação de índole vocacional.

Com a criação desta rede de Escolas Cooperantes, que incui contextos educativos diversificados (estabelecimentos de educação pré-escolar e ensino básico e secundário, da rede pública, particular e cooperativa), pretende-se garantir condições de qualidade para a realização das actividades de Iniciação à Prática Profissional, incluindo a Prática de Ensino Supervisionada.
Arquivo de 2007