O Centro de Línguas e Culturas Orientais do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho lançou no ano lectivo de 2004/05 a primeira e ainda única Licenciatura em Estudos Orientais da Universidade Portuguesa. Para o terceiro ano dessa Licenciatura está prevista uma disciplina com a designação deste mesmo seminário: ChinaEconómica e Política Contemporânea .
Neste seguimento, o Instituto Confúcio e o Centro de Línguas e Culturas Orientais do Instituto de Letras e Ciências Humanas decidiram lançar em conjunto, e em simultâneo com a leccionação da disciplina em cima referida, um seminário aberto à Academia e a tantos quantos se interessem por estas matérias, tendo para tanto convidado o Professor Doutor Timothy Wright da Universidade de Sheffield, U.K.
Comoa designação do Seminário indica, será dada uma panorâmica sobre os mais recentes dados da evolução política e económica da China, ao longo de oito tópicos, como seguem:
CHINA'S POLITICS
· Mao's Revolution: The Historical Background
to Contemporary Chinese Politics
· China's Political System
· State Capacity and the Rule of Law
· China in World Politics
CHINA'S ECONOMY
· The Chinese Economy in transition
· Assessing China's Development Record
· The Open Door: Foreign Trade and Investment
· Business Culture in China
Estes tópicos serão apresentados à razão de dois por dia, um de manhã outro da parte da tarde. O Curso tem uma duração de 4 dias, com 2 sessões de 3 horas cada, manhã e tarde, totalizando 24 horas totais de leccionação.
Inscrições até 30 de Março de 2007.