UMinho líder de Mercado em Tecnologias da Informação e Comunicação - Filipe Clemente, chefe de Divisão dos SAPIA em entrevista.
Filipe Clemente, Chefe de Divisão do SAPIA, conta-nos como o
Serviço de Apoio à Aprendizagem, é um dos três serviços
tecnológicos da UMinho e de todos, aquele que tem mais contacto
com a comunidade académica, actuando como "facilitador" da
comunicação docente-discente e UM-discente. Com este objectivo
foi implementado recentemente o novo sistema de correio da
uminho, uma parceria entre a UMinho e a Microsoft que culminará
num dos maiores sistemas de e-mail de Portugal e talvez da
Peninsula Ibérica. A par disto, igualmente a implementação de uma
plataforma de e-learning "Blackboard", colocando desta forma, à
disposição dos docentes e discentes, a plataforma comercial que
mais se destaca, em todo o mundo, na área do e-learning.
Qual a sua função neste serviço da UM?
Desde Setembro de 2005, sou responsável pelo cumprimento da
missão institucional do SAPIA na UM e pela coordenação dos seus
recursos humanos e materiais.
O que é o Serviço de Apoio Informático
àAprendizagem(SAPIA)?
O SAPIA resultou em 2004 do Centro de Informática. Desde então
tornou-se num dos três serviços tecnológicos da UM. É de todos,
aquele que tem mais contacto com a comunidade académica pois
pretende ser o front office dos outros dois serviços
tecnológicos, GSI (Gabinete de Sistemas de Informação) e SCOM
(Serviço de Comunicações).
O SAPIA desempenha também um papel importante no apoio à
utilização das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no
processo de ensino/aprendizagem e actua como "facilitador" da
comunicação docente-discente e UM-discente. É portanto um Serviço
que na sua definição está orientado essencialmente para o
contacto com a comunidade académica.
Em relação ao apoio na utilização das TIC o SAPIA disponibiliza à
academia um serviço de help desk transversal à UM, os seus
laboratórios de informática com acesso à Internet, software
genérico e técnico e serviço de impressão situados nos 2 pólos
sendo também um centro credenciado pela UMIC (Unidade de Missão
Informação e Conhecimento) para a obtenção do DCB (Diploma de
Competências Básicas em TI).
Em relação ao apoio ao nível da comunicação docente/UM-discente,
o SAPIA disponibilizou este ano um novo serviço de correio
electrónico que integrará numa mesma plataforma discentes,
docentes e funcionários não docentes da UM. A este nível da
comunicação disponibilizamos também a plataforma de e-Learning
institucional da UM (Blackboard) que é líder de mercado nessa
área.
Qual a sua importância na UMinho?
Tendo em consideração a importância crescente da utilização das
TIC em todas as áreas do conhecimento, Bolonha pela importância
que atribui ao e-Learning e a importância de uma comunicação
electrónica rápida fiável e estável poderá facilmente concluir-se
que o SAPIA tem e terá um papel muito importante em todos estes
níveis.
O SAPIA é responsável por explorar a plataforma de e-Learning da
UM e disponibilizar o serviço de email, dois dos serviços
privilegiados para a comunicação electrónica no seio da
comunidade académica.
Quais as suas competências?
Serviço de help desk
(http://www.sapia.uminho.pt)
no apoio à utilização das
TIC para toda a comunidade académica.Pode ser contactado
presencialmente na sede do SAPIA em Gualtar, electronicamente via
email (helpdesk@sapia.uminho.pt) ou via fórum no portal de
socialização da UM (http://umonline.uminho.pt/foruns/).
Serviço de Email (http://mail.uminho.pt)
que
integra na mesma plataforma toda a comunidade académica com um
total aproximado de 25.000 caixas de correio com acesso web e
utilizando os protocolos standard de acesso ao correio
electrónico. Todos os vários tipos de acesso são seguros ou seja
encriptados desde o PC do utilizador até ao servidor. Este
serviço de email está integrado com o sistema de autenticação
central e integrado com as duas principais fontes de informação
da UM (Serviços Académicos e Direcção de Recursos Humanos).
Plataforma de e-Learning
(http://elearning.uminho.pt)
cuja exploração, apoio e
formação da comunidade académica no âmbito da utilização está sob
a responsabilidade do SAPIA.
Laboratórios de Informática,
um dos serviços
mais visíveis do SAPIA utilizado anualmente por cerca de 10.500
estudantes disponibilizando 248 PCs nos 2 pólos com acesso à
Internet, serviço de impressão de pequenos e grandes formatos
(plotters) e um serviço online de marcação e reserva de postos de
trabalho.
Certificação de Competências em TIC
para toda a
comunidade académica, que neste momento se traduz na formação que
é leccionada e os exames que são realizados para a obtenção do
DCB (Diploma de Competências Básicas)
Como podem os utilizadores do SAPIA ter acesso aos seus
serviços?
O SAPIA disponibiliza presencialmente os seus serviços em ambos
os pólos da Universidade. O serviço mais visível do SAPIA nos
dois Campi são os seus laboratórios de informática utilizados por
cerca de 10.500 estudantes anualmente para apoio à sua actividade
lectiva. Desde o início de 2006 têm também disponível uma sala
para help desk em TIC na sede do SAPIA junto aos Serviços
Académicos.
Á distância, ou seja electronicamente, têm acesso ao serviço de
email, à plataforma de e-Learning e podem também contactar o help
desk por email ou via fora no portal de socialização. De referir
igualmente o site do SAPIA onde procuramos dar resposta a grande
parte das questões levantadas na utilização dos nossos serviços.
Por quem e com que finalidade são mais utilizados os
serviços do SAPIA?
Sem dúvida os estudantes de Graduação são quem mais utiliza os
serviços disponibilizados pelo SAPIA. Não podemos também deixar
de referir os estudantes Erasmus que no Top 10 de cursos que
fazemos anualmente são um grupo que aparece normalmente em 2º ou
3º lugar, em termos de utilização dos laboratórios.
Os nossos laboratórios são utilizados pelos alunos
maioritariamente para pesquisa documental e acesso ao email na
Internet, para impressões e para uso de aplicações genéricas de
processamento de texto e folhas de cálculo (Office).
No âmbito do e-learning temos também uma interacção muito forte
com os docentes no apoio à utilização da plataforma e à
disponibilização de conteúdos.
Este ano, e no que se refere à formação/exame para a obtenção do
DCB (Diploma de Competências Básicas) tivemos também uma forte
interacção com os funcionários não docentes da UM.
Quem pode e como podem os utentes aceder aos
serviços?
Todos os estudantes de Graduação, Pós-Graduação, Doutoramento e
Erasmus, pelo facto de estarem inscritos na UM, podem usufruir
automaticamente dos nossos serviços de laboratórios de
informática, email e plataforma de e-Learning. Para o acesso a
estes serviços electrónicos deverão fazer uso dos dados de
identificação facultados no acto de matrícula/inscrição.
Relativamente aos docentes receberam também os respectivos dados
de identificação electrónica para poderem utilizar a plataforma
de e-learning.
Em relação ao Diploma de Competências Básicas em
Tecnologias de Informação, em que consiste?
O Diploma de Competências Básicas (DCB) é um meio privilegiado
para combater a info-exclusão e tem como objectivo fomentar uma
rápida familiarização com as tecnologias da informação.
É uma iniciativa levada a cabo pela UMIC (Unidade de Missão
Informação e Conhecimento) e o SAPIA encontra-se credenciado como
centro de diplomas desde fins de Novembro de 2005. Para obter
este diploma é necessário realizar um exame prático que testa
competências básicas na pesquisa de documentos na Internet, na
leitura e envio de correio electrónico entre outras.
É mantida uma base de dados central na UMIC de todos os cidadãos
portugueses que já possuem o DCB.
Quem pode inscrever-se para acesso ao mesmo?
Toda a comunidade académica da UM.
Qual tem sido a adesão?
Tem sido boa entre os funcionários, pois sensibilizamos os
responsáveis pelas unidades onde exercem funções para a
importância do correcto uso das TIC no trabalho diário. Entre os
estudantes a adesão não tem sido tão boa quanto o desejávamos,
não obstante a sensibilização que fizemos. No caso dos
estudantes, a ajuda dos directores de curso era essencial.
Até este momento quantas pessoas já obtiveram com sucesso
o diploma na UMinho?
Começamos com este processo em fins de Fevereiro de 2006 e desde
então cerca de 550 pessoas obtiveram o Diploma de Competências
Básicas em TIC através do SAPIA. O número total de candidatos
inscritos em 2006 foi de 604 restando-nos realizar ainda 54
exames.
Existe um novo Sistema de Correio da UMinho, porquê esta
necessidade?
O correio electrónico constitui, um meio de comunicação
fundamental à circulação de informação no seio da comunidade
académica. O novo serviço surge principalmente da necessidade de
aumentar a fiabilidade dos antigos serviços de email de alunos e
funcionários. Este novo serviço, pelas suas características,
pretende também que os estudantes o usem de uma forma muito mais
alargada que o anterior. Um dos objectivos é tornar a comunicação
com os docentes mais rápida e eficiente, evitando que os docentes
muitas vezes tenham dificuldades em identificar as mensagens que
vêm dos seus alunos devido ao facto de estes usarem endereços
fornecidos pelos mais variados ISPs(Internet Service Providers).
Será também para este endereço que os alunos têm na UM que os
vários serviços (ex: Serviços Académicos, Serviços de Acção
Social, etc..) enviarão informação importante no percurso
académico de cada um.
Em que consiste este novo serviço?
Este serviço resulta de uma parceria entre a UM e a Microsoft que
culminará num dos maiores sistemas de email de Portugal e talvez
da Península Ibérica. Foi pensado para garantir o máximo de
tolerância a falhas, para ser seguro e para permitir que os
alunos e funcionários da UM o usem como plataforma de comunicação
electrónica institucional.
Quais são as novidades deste novo sistema?
Um interface Web muito mais atractivo e de fácil utilização,
protecção contra Vírus e SPAM e integração com o sistema de
autenticação central da UM. Além disso a capacidade das caixas de
correio foi significativamente aumentada, disponibilizando aos
discentes um armazenamento de 100Mb e aos funcionários docentes e
não docentes 1Gb.
Quais são os principais benefícios e potencialidades
deste novo serviço?
Este serviço junta numa mesma plataforma alunos e funcionários
docentes e não docentes da UM. Assim para além da comunicação
interna ser muito mais rápida e fiável permite que facilmente as
pessoas que usam o serviço consigam identificar sem dificuldade o
remetente sem terem que procurar a mensagem que receberam num
conjunto enorme de emails que chegam dos mais variados sítios do
mundo. Evita também que mensagens importantes de carácter
institucional possam ser perdidas pelo corte realizado por regras
de anti-spam existentes tanto nos serviços de email como nos
clientes de correio electrónico.
Como potencialidades, a integração fácil que pode ter com alguns
equipamentos móveis na sincronização de email, o facto de estar
integrado com os sistemas de informação da UM o que permite uma
maior integração com os restantes serviços electrónicos
disponibilizados e o facto de ter sido pensado de forma a
garantir o máximo de redundância possível a nível dos servidores
reduzindo assim ao mínimo, o tempo de indisponibilidade do
serviço.
Para os serviços, unidades e directores de curso representa
também uma enorme ajuda pois ao enviarem mensagens de carácter
institucional para endereços no domínio ?@alunos.uminho.pt? têm a
certeza tratar-se de uma caixa de correio de alguém com ligação à
UM.
Serão estas entidades da UM que irão ter um papel decisivo na
generalização a todos os alunos da UM do uso do serviço de email
institucional.
Quem é que já utiliza o novo sistema de correio?
Os alunos da Graduação inscritos e em melhorias, os alunos de
Pós-Graduação e Doutoramento, bem como praticamente todos os
serviços da UM (SAUM, SAS, etc) utilizam já a nova plataforma de
email. O Serviço foi disponibilizado aos alunos em Setembro e aos
serviços gradualmente em Outubro e Novembro.
Em relação às Escolas, para quando a migração?
No início do próximo ano o SAPIA irá iniciar a migração dos
vários domínios das escolas e departamentos da UM. Terá de ser
uma migração cuidada e gradual pois implica um trabalho exaustivo
de validação e verificação de endereços de email existentes bem
como a coordenação entre os departamentos e escolas, o SAPIA e o
GSI no que diz respeito à integração das várias contas de correio
com o sistema de autenticação central da UM.
Depois de tudo estar acautelado é necessário no dia em que se
procede à mudança, configurar os vários tipos de clientes de
correio electrónico existentes nos PCs de cada funcionário.
E a configuração nos portáteis ligados à rede Wi-Fi da
UM?
A intervenção nos portáteis vai para além da configuração que é
necessário fazer no cliente de correio electrónico que cada um
utiliza. Aproveitou-se o momento da passagem dos domínios para o
novo sistema de correio electrónico para integrar também em
simultâneo a autenticação da rede Wi-Fi da UM com o sistema
central de autenticação. Assim é necessário proceder também à
configuração da identificação que cada um usa, para se autenticar
na rede Wi-Fi da UM.
Existe uma nova plataforma de e-learning na UM, porquê
esta necessidade?
A UM, à semelhança de outras Universidades Portuguesas,
disponibilizou uma plataforma de e-learning no âmbito de uma
iniciativa nacional, o projecto Campus Virtual. Assim foi
utilizada até Julho de 2006 a plataforma EASY desenvolvida no
Brasil pela Universidade Federal de Stª. Catarina.
Dadas as necessidades a curto prazo levantadas pelo processo de
Bolonha relativamente ao ensino à distância, e dada a
instabilidade no processo de desenvolvimento da plataforma Easy
no Brasil de forma a adequar a mesma às nossas necessidades, foi
adoptada a plataforma Blackboard depois de análise cuidada às
opções mais credíveis na área do e-learning.
Assim os docentes e discentes da UM têm à sua disposição a
plataforma comercial que mais se destaca, em todo o mundo, na
àrea do e-learning.
Qual a importância do help desk do SAPIA e qual a sua
abrangência?
O Help Desk do SAPIA é um serviço transversal à UM no apoio à
utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação),
disponibilizado a discentes, docentes e funcionários não
docentes.
Pretende constituir uma referência na UM para os alunos colocarem
todos os problemas/dúvidas que resultem da utilização da
informática e da utilização dos serviços disponibilizados
electronicamente por vários serviços da UM. Neste momento a
abrangência do apoio dado pelo Help Desk do SAPIA é a seguinte:
- configuração de portáteis na ligação à rede wi-fi da UM;
- plataforma de e-Learning da UM (Blackboard);
- instalação de software licenciado pela UM (ex: SPPS -
Software de tratamento estatístico);
- utilização de software genérico (Word, Excel, etc...);
- utilização de aplicações desenvolvidas pela UM e orientadas às
suas necessidades presentes nos vários portais institucionais
(Portal Académico e Intranet);
- serviço de autenticação e validação central da UM;
Existem novidades relativamente ao SAPIA a curto
prazo?
Existem várias mudanças a ocorrer no SAPIA neste momento, para
além da migração do correio de toda a UM para o novo sistema, o
SAPIA está também a alterar progressivamente, e de forma a
afectar ao mínimo os serviços que disponibiliza, a sua
infra-estrutura central de computação e comunicações. O
lançamento da nova plataforma de e-Learning da UM no inicio do
ano lectivo o novo sistema de autenticação central da UM são uma
realidade recente. O SAPIA em conjunto com os outros dois
serviços tecnológicos da UM (GSI e SCOM) tem como desafio a
consolidação de todas estas novidades ao nível da informática da
UM que contribuirão a curto prazo para a simplificação da vida de
todos no uso dos serviços electrónicos disponibilizados pela UM
no seu todo.
Texto: Ana Coimbra
Anac@sas.uminho.pt
Fotografia: Nuno Gonçalves
nunog@sas.uminho.pt