default-header-news
Academia, 25.01.2007
Aproveitamento Escolar na UMinho 2005-2006
UMinho
Com base nos dados fornecidos pelos Serviços Académicos e com recurso ao software de análise estatística SPSS, foi feita a análise do aproveitamento escolar para 2005-06
A UMinho tem tido a preocupação de encontrar metodologias que permitam avaliar a qualidade dos seus projectos educacionais e, por isso, criado vários instrumentos de diagnóstico, nomeadamente a aplicação de inquéritos a docentes e alunos e a obtenção de dados estatísticos sobre o aproveitamento escolar por forma a ajudar os responsáveis de gestão pedagógica a identificarem mais facilmente as fragilidades/sucessos dos respectivos cursos.
Na prossecução deste objectivo, o presente estudo baseou-se nos dados relativos ao ano lectivo 2005-06 encontrando-se disponível desde o dia 25 de Janeiro no Conselho Académico, Escolas/Institutos e Conselhos de Cursos.
Com base nos dados fornecidos pelos Serviços Académicos e com recurso ao software de análise estatística SPSS, foi feita a análise do aproveitamento escolar para 2005-06 (Época Final) relativo a 3143 unidades curriculares distribuídas por 54 cursos de licenciatura.
Por último, espera-se que os resultados apresentados possam permitir um diagnóstico mais eficaz do (in)sucesso escolar bem como constituir um elemento informativo sustentado de reflexão interna nos órgãos de gestão pedagógica.
Gabinete de Avaliação e Qualidade do Ensino (GAQE)
Largo do Paço
4704-553 Braga
Tel: 253 601195
Fax: 253 601199
E-mail: gaqe@reitoria.uminho.pt
Arquivo de 2007