default-header-news
Academia, De 18.11.2006 a 26.11.2006
Semana da Agricultura Biológica
UMinho
A agricutura biológica é uma aposta estratégica da UE e do Governo Português. A Interbio está a promover a primeira Semana Nacional da Agricultura Biológica. Os SASUM associam-se a esta iniciativa com uma série de eventos.

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) integram também esta semana com iniciativas marcadas para dois dias:

- quarta-feira, dia 22, serão servidos almoços compostos inteiramente por alimentos provenientes de agricultura biológica nas Cantinas, Grill's e Restaurante Panorâmico da UMinho. Pelas 15h00, decorrerá uma palestra sobre o tema "A Agricultura Biológica" no Anfiteatro A1/CP1, que contará com oradores como o Engº Jorge Ferreira (Agro-Sanus, autor do Manual de Agricultura Biológica), o Engº António Strecht (Edibio, edições Lda.; Técnico de Agricultura Biológica) e o Engº Fernando Serrador (Certificador Certiplanet).

- quinta-feira, dia 23, pelas 21h00, no Anfiteatro B1/CP2 decorrerá uma palestra intitulada "As Algas na nossa Alimentação" por Clemente Fernández Sáa (Algamar). Estando as algas marinhas reconhecidas cientificamente como um alimento de alto valor nutricional, elas são os mais antigos seres vivos no planeta e umas das poucas verduras silvestres, um verdadeiro luxo nestes tempos. Cada vez mais, são consideradas como as verduras do mar. Pelo seu baixo conteúdo em calorias e gorduras, pela alta concentração de minerais, vitaminas, proteínas (aminoácidos essenciais), as algas são uma óptima fonte mundial de alimento.

Actualmente, os produtos da agricultura biológica têm vindo a ganhar relevo, reconhecimento e perspectivas de futuro em toda a União Europeia. Continuam, no entanto, a ser pouco conhecidos pela generalidade dos consumidores, que ignora o modo como estes podem contribuir para a sua saúde, para um ambiente equilibrado e um desenvolvimento sustentável.

A Semana Bio constará de palestras, visitas a quintas e locais de produção, degustações, animações em lojas, mercados, grandes superfícies, restaurantes, etc.. Pretende-se fornecer aos consumidores mais informação, dando a conhecer a variedade de produtos que existem, como são produzidos, como é controlada a sua qualidade, etc.

Com a adesão a esta iniciativa, os SASUM demonstram a preocupação em ir além da prestação do serviço alimentar comum procurando proporcionar um serviço de qualidade numa área cada vez mais importante e sensível na promoção da saúde e bem-estar das populações - a Alimentação.

Para mais informações:

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Tel. 253 60 11 09/24

E-mail:gcii@reitoria.uminho.pt

Arquivo de 2006