O acto público acontece a partir das 11h30 e o acordo de cooperação, que será rubricado igualmente pelo Presidente do Executivo Municipal, Mesquita Machado, prevê a instalação daquela unidade de investigação em terrenos situados junto do Parque Desportivo da Rodovia.
O centro de investigação é um projecto que envolve Portugal e Espanha e será ratificado, de acordo com proposta do Governo português, durante a próxima Cimeira Ibérica, a realizar em Badajoz a 24 e 25 de Novembro.
Assumindo como prioridades as nanotecnologias e a computação avançada, o Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento, já dirigido por José Ribas Rey, catedrático da Universidade de Santiago de Compostela, pretende constituir-se como um pólo de investigação com igual intervenção em áreas relacionadas com as ciências biológicas e matemáticas.
O Instituto, para o qual está previsto um orçamento de instalação de 30 milhões de euros e um orçamento anual médio de valor aproximado e que deverá integrar cerca de duas centenas de investigadores, nacionais e internacionais, e igual número de outros funcionários e quadros técnicos, apresenta uma clara aposta nas parcerias com empresas do sector e com universidades ibéricas e de outros países.
Financiado em partes iguais por Portugal e Espanha, o novo pólo, a instalar durante 2008, constitui, segundo o Ministro Mariano Gago, uma ambição dos dois países de criação de uma estrutura que «tenha relevância à escala mundial, que seja uma instituição de referência no seu domínio, em todo o mundo, e que consiga atrair cientistas e técnicos de todo o mundo».
Paralelamente às suas valências internas, o Instituto Ibérico de Investigação constituirá, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, um pólo de atracção para o sector empresarial, nomeadamente «para as empresas de altas tecnologias». Certo da excelência arquitectónica da obra e dos benefícios que a implementação do equipamento vai proporcionar ao seu espaço de localização, Mesquita Machado refere-se ao projecto que classifica «de excelência» como «um dos mais importantes que Braga não poderia deixar de ter».
Após assinatura deste protocolo na Câmara Municipal de Braga, o Ministro da Ciência e Tecnologia desloca-se às instalações da Universidade do Minho na Avenida Central para proceder à instalação provisória da Comissão Instaladora do projecto.