default-header-news
Academia, 18.11.2006
Mudanças na Educação Básica: Questões sobre a Integração Curricular no 1º Ciclo
Auditório do Instituto de Estudos da Criança, Braga
Com este encontro pretende-se promover a reflexão conjunta entre o Instituto de Estudos da Criança e as Escolas Cooperantes da Prática Pedagógica, tendo em vista o desenvolvimento de princípios e práticas curriculares integrados no 1º ciclo do ensino básico, considerando as características específicas deste nível de ensino a as exigências que se colocam à formação inicial de professores.

De maneira mais concreta, pretende-se reflectir e tomar posicionamento sobre as seguintes questões:

  • Quais os modelos de organização curricular mais adequados para este nível de ensino?
  • Quais as propostas e tendências da Reorganização Curricular em curso?
  • Que concepções curriculares estão subjacentes às recentes medidas das politicas educativas?
  • Que implicações para a organização do trabalho escolar?
  • Que desafios se colocam para a formação inicial de professores e para a prática pedagógica?
  • Como salvaguardar a educação integral das crianças?
  • Como salvaguardar a autonomia escolar e profissional?

Programa

09.30    Conferências
    Perspectivas sobre a Integração Curricular no 1º Ciclo
            Luísa Alonso, Instituto de Estudos da Criança

A Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores
            Fernando Ilídio Ferreira, Instituto de Estudos da Criança

Debate

11.00    Grupos de Reflexão
12.30    Sínteses/Conclusões
            Manuel Rangel, Coordenador do grupo de trabalho que elaborou os programas do 1º ciclo


contactos
Coordenação da Prática Pedagógica da Licenciatura em Ensino Básico (1º Ciclo)
email: filidio@iec.uminho.pt
Arquivo de 2006