Foi uma aposta sensata, que veio colmatar uma lacuna existente na alimentação da UM
Qualidade nos Serviços de Alimentação da Universidade do Minho
Na sequência do início da prestação do Serviço de Refeições
Vegetarianas nas Cantinas dos SASUM, estes através do
Departamento Alimentar levaram a cabo um estudo, no intuito de
obter um feedback da população universitária sobre o serviço
prestado nas três cantinas da UM, assim como conseguir
informações para poder melhorar a qualidade deste serviço.
Este questionário foi realizado num universo de 19 138
indivíduos, entre os quais 89% são estudantes, 6% professores e
5% funcionários. Deste universo foi retirada uma amostra de 1298
indivíduos, correspondendo ao nº de refeições servidas nas três
cantinas (Gualtar, Sta. Tecla, Azurém) durante o mês de Abril,
tendo sido preenchido um total 546 questionários.
Como conclusão e depois da verificação pormenorizada de todos os
questionários e respectiva análise através de gráficos, o
Departamento Alimentar pode verificar que a introdução do menu de
refeições vegetarianas, foi uma aposta sensata, que veio colmatar
uma lacuna existente na alimentação da UM, pois pela adesão a que
se tem assistido, era algo porque muita gente ansiava, visto que
apesar do ''Boom'' do fastfood, a consciencialização da
necessidade de uma alimentação saudável ser cada vez maior.
Pela análise dos gráficos observou-se que o índice de satisfação
geral é bastante elevado, 3 vezes superior ao índice de
insatisfação.
Relativamente aos itens estudados podemos verificar que há uma
grande satisfação com a apresentação das refeições servidas.
Quanto ao equilíbrio nutricional das refeições e à quantidade
servida, é algo com que a pessoas não se encontram muito a
satisfeitas.
No que toca aos menus mais apreciados, estes situam-se entre as
feijoadas (transmontana e brasileira), as lentilhas com caril e o
grão-de-bico, tendo sido os pratos de batatas assadas no forno
com seitan e as bifanas de seitan, os menos apreciados.
Pudemos constatar ainda que o nº de refeições vegetarianas
vendidas, aumentou nos dias em que a ementa comum da cantina era
composta por pratos de peixe, podendo assim concluir que o prato
vegetariano constitui também uma alternativa em dias de menor
procura da cantina.
Neste estudo, encontramos também algumas reclamações (como a
quantidade de saladas e legumes que vêm no acompanhamento do
prato principal, sistema de pré-compra de senhas, quantidade de
comida servida e a variedade do menu), o que não designamos como
algo negativo, mas vemos sim como propostas para uma melhoria do
nosso serviço, pois era esse o objectivo desta investigação.
Destacamos ainda os cerca de 15% que dão os parabéns pela
iniciativa, felicitando o Departamento Alimentar e a
Administração dos SASUM.