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Academia, 25.05.2005
Estudo sobre o serviço de refeições vegetarianas
Universidade do Minho
Foi uma aposta sensata, que veio colmatar uma lacuna existente na alimentação da UM

Qualidade nos Serviços de Alimentação da Universidade do Minho

Na sequência do início da prestação do Serviço de Refeições Vegetarianas nas Cantinas dos SASUM, estes através do Departamento Alimentar levaram a cabo um estudo, no intuito de obter um feedback da população universitária sobre o serviço prestado nas três cantinas da UM, assim como conseguir informações para poder melhorar a qualidade deste serviço.
Este questionário foi realizado num universo de 19 138 indivíduos, entre os quais 89% são estudantes, 6% professores e 5% funcionários. Deste universo foi retirada uma amostra de 1298 indivíduos, correspondendo ao nº de refeições servidas nas três cantinas (Gualtar, Sta. Tecla, Azurém) durante o mês de Abril, tendo sido preenchido um total 546 questionários.
Como conclusão e depois da verificação pormenorizada de todos os questionários e respectiva análise através de gráficos, o Departamento Alimentar pode verificar que a introdução do menu de refeições vegetarianas, foi uma aposta sensata, que veio colmatar uma lacuna existente na alimentação da UM, pois pela adesão a que se tem assistido, era algo porque muita gente ansiava, visto que apesar do ''Boom'' do fastfood, a consciencialização da necessidade de uma alimentação saudável ser cada vez maior. 
Pela análise dos gráficos observou-se que o índice de satisfação geral é bastante elevado, 3 vezes superior ao índice de insatisfação.
Relativamente aos itens estudados podemos verificar que há uma grande satisfação com a apresentação das refeições servidas. Quanto ao equilíbrio nutricional das refeições e à quantidade servida, é algo com que a pessoas não se encontram muito a satisfeitas.
No que toca aos menus mais apreciados, estes situam-se entre as feijoadas (transmontana e brasileira), as lentilhas com caril e o grão-de-bico, tendo sido os pratos de batatas assadas no forno com seitan e as bifanas de seitan, os menos apreciados.
Pudemos constatar ainda que o nº de refeições vegetarianas vendidas, aumentou nos dias em que a ementa comum da cantina era composta por pratos de peixe, podendo assim concluir que o prato vegetariano constitui também uma alternativa em dias de menor procura da cantina.
Neste estudo, encontramos também algumas reclamações (como a quantidade de saladas e legumes que vêm no acompanhamento do prato principal, sistema de pré-compra de senhas, quantidade de comida servida e a variedade do menu), o que não designamos como algo negativo, mas vemos sim como propostas para uma melhoria do nosso serviço, pois era esse o objectivo desta investigação.
Destacamos ainda os cerca de 15% que dão os parabéns pela iniciativa, felicitando o Departamento Alimentar e a Administração dos SASUM.
Arquivo de 2005