Arquivo, 4121 itens

Residência Lloyd
Academia, 31.07.2019
SASUM estimam poupar mais de 3 milhões de litros de água!

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) desenvolveram e encontram-se a operacionalizar um projeto tendo em vista a melhoria da eficiência hídrica das residências universitárias e dos pavilhões desportivos de Braga e Guimarães. Projeto-piloto de eficiência hídrica vai permitir poupanças anuais superiores a 50% no consumo global de água na Residência Carlos Lloyd Braga.

Sofia Costa foto
Academia, 26.07.2019
Animal mais abundante do mundo está mais presente do que se pensava

Uma equipa internacional, que inclui Sofia Costa, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho, publicou esta quarta-feira na revista “Nature” um estudo inédito sobre a presença e a atividade dos nematodes, os animais mais abundantes do planeta. Estes pequeníssimos vermes do solo e da água são muito resistentes, alguns parasitam animais e plantas, ajudam a controlar populações e têm o “superpoder” de adaptar-se a todo o tipo de ambientes e habitats.

Liliana Teixeira, Miguel Oliveira, Rui Reis, Mariana Carvalho, Giselbrec...
Academia, 26.07.2019
Grupo 3B’s da UMinho desenvolve teste para medicamentos contra o cancro colorretal

Uma equipa do Grupo de Investigação 3B’s da Universidade do Minho, em colaboração com a Universidade de Maastricht (Holanda), desenvolveu uma plataforma 3D que monitoriza em tempo real o destino de nanopartículas carregadas com drogas anticancerígenas e o seu efeito nas células de cancro colorretal.

_DSC9147
Academia, 26.07.2019
Dia mundial da pizza, comemorado com workshop na UMinho

Com o objetivo de comemorar o dia mundial da pizza e dar a conhecer à comunidade académica o serviço de pizzaria disponibilizado pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) foi realizado, no passado dia 10 de julho, um workshop de pizza.

Estação Central da Beira
Academia, 18.07.2019
Fundação Getty distingue projeto da UMinho para Moçambique

O projeto da Universidade do Minho para a conservação e reabilitação da Estação Central da Beira, em Moçambique, foi premiado com 160 mil euros pela Fundação Getty, em Los Angeles, EUA.

Campus de Azurém, Guimarães.
Academia, 17.07.2019
Universidade do Minho disponibiliza quase 3000 vagas em 57 cursos

A Universidade do Minho oferece no próximo ano letivo 57 cursos de licenciatura e mestrado integrado, num total de 2915 vagas, tal como em 2018. As candidaturas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior abrem esta quarta-feira, em www.dges.gov.pt. Os alunos interessados podem fundamentar a sua decisão e conhecer melhor esta academia no novo portal sou.uminho.pt.

foto
Academia, 16.07.2019
Filipe Marques premiado na Polónia com o prémio de Melhor Artigo na categoria estudante

Filipe Marques, investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foi distinguido no 15º Congresso Mundial da Federação Internacional para a Promoção de Máquinas e Mecanismos (IFToMM 2019), que decorreu entre os dias 1 e 5 de julho, em Cracóvia (Polónia) e que contou com cerca de 700 participantes.

banner_top_idealab_21
Academia, 11.07.2019
IdeaLab apresenta 7 ideias de negócio

A TecMinho promove no dia 17 de julho, das 9h15 às 12h30, a sessão final do IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio, onde serão apresentadas sete ideias finalistas.

Pag 15
Academia, 11.07.2019
Funcionamento das Unidades Alimentares durante a paragem letiva de agosto

Informa-se sobre o funcionamento das Unidades Alimentares durante a paragem letiva de agosto:

Cecília Leão_
Academia, 11.07.2019
Cecília Leão distinguida pelo Governo com a Medalha de Mérito Científico

Cecília Leão, professora catedrática da Escola de Medicina da Universidade do Minho, recebeu esta segunda-feira a Medalha de Mérito Científico, entregue na presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A distinção decorreu na abertura do encontro “Ciência 2019”, no Centro de Congressos de Lisboa.

Cartaz
Academia, 08.07.2019
Reitor da UMinho conversa com docentes esta quarta-feira

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, irá dar continuidade ao ciclo de sessões de debate com os vários corpos da Universidade esta quarta-feira, dia 10 de julho. Esta sessão é dirigida à comunidade de docentes da instituição e acontece a partir das 17h30, no auditório do Centro de Computação Gráfica (CCG), no campus de Azurém, em Guimarães.

_DSC8665 a
Academia, 03.07.2019
Instituto de Educação comemorou 44 anos

O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UMinho) comemorou no passado dia 1 de julho, o seu 44.º aniversário. Com várias atividades ao longo do dia, a sessão comemorativa juntou alunos, docentes e pessoal não docente e incluiu a entrega de prémios e diplomas.

Mais... [Página 2 / 344]
Arquivo