Arquivo, 6900 itens

45 Aniversário UMinho (19)
Academia, 19.02.2019
UMinho comemorou 45 anos mostrando vitalidade, mas com preocupações sobre futuro

A Universidade do Minho (UMinho) comemorou no passado dia 18 de fevereiro, o seu 45.º aniversário reafirmando a vitalidade do seu projeto, mas mostrando preocupações várias com o seu futuro. A sessão solene decorrida no Salão Medieval do Largo do Paço, em Braga, contou com as intervenções do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente do Conselho Geral, Luís Valente de Oliveira, e do presidente da Associação Académica, Nuno Reis.

45 UMinho (66)
Academia, 18.02.2019
Álvaro Laborinho Lúcio e Frei Bento Domingues são os novos doutores da UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) atribuiu no passado dia 15 de fevereiro, o título de Doutor Honoris Causa a Álvaro Laborinho Lúcio e a Frei Bento Domingues, um reconhecimento pelo percurso de vida das duas figuras. Inserida nas comemorações do 45.º aniversário da Universidade, a cerimónia contou com a presença entre muitos outros, do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e do reitor, Rui Vieira de Castro.

IMG_2421
Desporto, 16.02.2019
UMinho vence “Jogo das Estrelas”

Realizou-se hoje, no Pavilhão Desportivo Universitário de Gualtar, a 9.ª edição do “Jogo das Estrelas”, que é nada mais, nada menos que uma partida de futsal que opõe a equipa da Universidade do Minho (UMinho) à equipa de personalidades externas. O evento faz parte das comemorações do aniversário da UMinho que festeja amanhã, dia 17 de fevereiro, os seus 45 anos de existência. A partida, mais que um jogo de estrelas, pode intitular-se “jogo da amizade” uma vez que é o que se destaca do momento desportivo que este ano terminou com a vitória da equipa da UMinho por 6 – 5.

Estrelas (1)
Desporto, 14.02.2019
“Jogo das Estrelas” opõe equipa da UMinho e personalidades externas!

Rui Vieira de Castro, Ricardo Rio, Vítor Dias, Nuno Reis e Carlos Videira são alguns dos participantes no tradicional jogo de futsal comemorativo do aniversário da UMinho.

UMdicas_NG_30AnosCoro (157)
Cultura, 14.02.2019
Casa cheia para celebrar os 30 anos do Coro!

O Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM), celebrou no passado dia 9 de fevereiro o seu trigésimo aniversário. A festa que juntou no palco do Theatro Circo (com lotação quase esgotada) diversos grupos culturais da academia minhota e dois coros internacionais (Itália e Roménia), teve ainda um convidado muito especial: Kaku Alves, o guitarrista de Cesária Évora.

Restaurante (1)
Academia, 14.02.2019
Fecho do Restaurante Panorâmico no dia 18 de fevereiro de 2019

Considerando que os Serviços de Ação Social estão envolvidos no apoio logístico às comemorações do Dia da Universidade, a decorrer no dia 18 de fevereiro (segunda feira), informa-se que o Restaurante Panorâmico se encontrará encerrado neste dia. Apelando à compreensão da Comunidade Académica, pedimos desculpa pelos eventuais constrangimentos que a situação possa representar.

Honoris
Academia, 13.02.2019
UMinho atribui doutoramento honoris causa a Álvaro Laborinho Lúcio e a Frei Bento Domingues

A Universidade do Minho atribui esta sexta-feira, dia 15, às 10h30, no Salão Medieval do Largo do Paço, em Braga, o título de doutor honoris causa a Álvaro Laborinho Lúcio e a Frei Bento Domingues. Os discursos de elogio vão ser feitos por Licínio C. Lima e Moisés Lemos Martins, professores catedráticos do Instituto de Educação e do Instituto de Ciências Sociais, respetivamente. Inserida nas comemorações do 45º aniversário da UMinho, a cerimónia conta com várias personalidades nacionais, incluindo o ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues.

UMdicas_NG_25GFUM (206)
Cultura, 13.02.2019
“À Moda do Minho” … que espetáculo!

“À Moda do Minho”, foi o espetáculo de encerramento das comemorações do 25º aniversário do Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM)… e que espetáculo que foi! Perante um auditório Vita quase lotado, o GFUM fez-nos viajar no tempo, recordar um modo de vida, uma cultura, uma forma de ser tão nossa, tão minhota… e tão alegre!

Ana Peixoto
Academia, 13.02.2019
Aluna da UMinho ganha bolsa para investigar no CERN

Ana Peixoto, aluna do doutoramento em Física nas universidades do Minho, Porto e Aveiro, é a primeira portuguesa a vencer uma bolsa “ATLAS PhD Grant”, que lhe permite investigar durante um ano no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), na Suíça. A distinção foi entregue esta terça-feira, numa cerimónia realizada naquela entidade. A também investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP Minho) mostrou-se “extremamente contente”, pois concorreram centenas de pessoas de todo o mundo às três bolsas ao dispor; as outras duas foram para alunos fora de Portugal.

UMDicas_NG_TomadaARCUM2019 (40)
Cultura, 12.02.2019
ARCUM renova liderança e olha para o futuro com otimismo!

A Associação Recreativa e Cultural da Universidade do Minho (ARCUM) empossou, no passado dia 8 de fevereiro, os novos órgãos sociais, que mais uma vez voltam a ser liderados por André Marcos.

UMDicas_NG_AniversarioEEUM (114)
Academia, 08.02.2019
Escola de Engenharia celebrou 44 anos de vida!

Uma vida que quase se confunde com a da própria Universidade do Minho (UMinho) que faz 45 anos dia 17 de fevereiro. Uma Escola que tem contribuído de forma extraordinária para o avanço da ciência e da tecnologia, que se diferencia pela qualidade do ensino, investigação, desenvolvimento e ligação ao tecido empresarial, com uma projeção nacional e internacional sólida, a qual representa, atualmente, um terço da Academia em alunos.

Video_Mapping_25 (101)
Entrevista.com, 05.02.2019
“É nossa missão fazer com que ela (tradição) perdure até às próximas gerações uma vez que um povo que renegue o seu passado, é um povo sem futuro.”

O Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM), com um historial de 25 anos, não para de nos surpreender. Nos últimos cinco, reinventou-se, trouxe à academia, à cidade e à região, uma lufada de ar fresco, misturando tradição e modernidade!

Mais... [Página 2 / 575]
Arquivo