Nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, a cidade de Braga irá conhecer um novo festival que ficará na "memória".
Este, assenta na preservação da identidade local, apresentando um conjunto de iniciativas, promovendo exposições, tertúlias, espetáculos, um festival folclórico e a recolha da cultura do Baixo Minho.
Durante os três dias, estará a funcionar um gabinete de registo de vídeo e áudio das memórias que possam ser deixadas sobre os nossos antepassados e deixadas para estudos futuros.
Assim, toda a população em geral é convidada a comparecer neste local, onde se procuram cantigas, lengalengas, histórias, romances e modos de viver das gentes da região, em épocas passadas, resultando em manancial de trabalho para os grupos folclóricos e estudos etnográficos.
Fonte: ARCUM
A décima segunda edição do Serenatas ao Berço, a realizar nos dias 5 e 6 de abril em Guimarães, promete duas noites pautadas por alegres melodias, muita animação e alguma boémia.
No dia 5 de Abril, às 21h30, no Largo da Oliveira, haverá uma serenata à Cidade e no dia 6 de Abril, pelas 21h, as tunas vão (en)cantar o grande auditório do Centro Cultural Vila Flor.
Como já é costume, esta edição do Serenatas ao Berço vai contar com tunas de renome no panorama nacional tunante: a Vibratuna (Tuna Feminina da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro), As Moçoilas (Tuna Feminina da Universidade da Beira Interior), a Tôna Tuna (Tuna Feminina Universitária de Bragança), a In’Spiritus tuna (Tuna Feminina da Cooperativa Egas Moniz), e como não podia faltar a presença masculina, também estarão presentes a Afonsina (Tuna de Engenharia da Universidade do Minho) e a Azeituna (Tuna de Ciências da Universidade do Minho).
Em relação à atuação da tuna da casa, os espectadores poderão contar com os "discos pedidos" e, ainda, com as músicas que as meninas de tijolo têm vindo a apresentar ao longo do ano. Nesta décima segunda edição, a apresentação ficará a cargo de uma cara bastante acarinhada em Guimarães: o antigo guarda-redes da Seleção Nacional de Futebol, Neno!
Será um espetáculo que promete animação e boa disposição ao som de “Músicas do Mundo”!
Bilhetes disponíveis na Bilheteiro Online BOL ou diretamente do Centro Cultural de Vila Flor.
Texto: Tun’Obebes
O Grupo Folclórico da Universidade do Minho organiza a quarta edição do recital de música popular “Canção Bracarense”. Este concerto irá decorrer no próximo dia 17 de março, pelas 15h, na Igreja do Carmo, em Braga.
A Canção Bracarense proporciona uma viagem pelos cancioneiros da região do Minho, através das tradições musicais associadas aos diferentes meses do ano, como é o caso do Botar das Almas, associado ao mês de novembro ou ao tempo da Quaresma, assim como vários temas, desde o S. Martinho ao São João, passando pelos cantares de Natal e dedicados a Nossa Senhora.
Fonte: GFUM
A exposição de pintura “Agar”, de Ana Manso, vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 15, às 18h00, na nova Galeria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga. A sessão conta com a presença da artista e da vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins. A mostra ficará patente até dia 28 de abril, com entrada livre de segunda-feira a sábado, no período das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Ana Manso nasceu em 1984 e vive em Lisboa. Expõe regularmente desde 2007. As suas pinturas são feitas a partir de processos de acumulação de camadas e de justaposições, que tanto revelam ou escondem partes do seu processo, e sugerem uma leitura revista das disciplinas artísticas, através de elementos esculturais ou cinemáticos. Os seus trabalhos recentes trazem uma palete de cores mais escura e uma linguagem de abstração mais complexa. A sua tendência de repetir um corpo de padrões e símbolos desafia fronteiras e a compreensão do público.
Fonte: GCII
A Orquestra e o Coro de Alunos de Música da Universidade do Minho realizam um concerto especial de Gala de Ópera, no dia 15 de fevereiro, às 21h30, no Salão Medieval da Reitoria da UMinho, em Braga. No dia 16 de fevereiro, à mesma hora, no Paço dos Duques, em Guimarães.
Os concerto, dirigidos pelo maestro José Maria Moreno, contam com as solistas Marina Pacheco (soprano) e Patrícia Quinta (mezzo soprano). Os espetáculos inserem-se nas comemorações do 45º Aniversário da UMinho.
A entrada é livre, sugerindo-se a reserva de lugar através do telefone 253601109 ou do email protocolo@reitoria.uminho.pt.
Fonte:GCII
As comemorações dos 25 anos do Grupo Folclórico da Universidade do Minho terminam no próximo domingo, dia 10 de fevereiro, com o espetáculo “À moda do Minho, pelas 16h, no Espaço Vita, em Braga.
Este espetáculo trata-se da recriação de alguns quadros d’outrora através da teatralização de algumas vivências do povo minhoto como os habituais trabalhos no campo ou a festa/romaria, mas também quadros não tão usualmente retratados.
Este espetáculo tem entrada livre e contará com algumas surpresas e com uma retrospetiva dos momentos de comemorações dos 25 anos do grupo.
Fonte: GCUM